Em entrevista ao programa 12 em Ponto 98 desta segunda-feira (1), o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, afirmou que abrir leitos no estado é “enxugar gelo”, não é suficiente como ação de enfrentamento à Covid-19.
O vice-governador afirma que o momento atual da pandemia no estado é gravíssimo e com o aparecimento das novas cepas do coronavírus, o sistema de saúde já está em colapso. De acordo com ele, o governo do estado tem mantido um diálogo direto com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para a obtenção de equipamentos hospitalares, no entanto, já há até mesmo uma crise no abastecimento desses insumos, com a falta de bombas de infusão para respiradores.
O vice-governador alerta a população que mesmo com a abertura de 100 leitos de UTI desde o início do ano, e a previsão de mais 40 a serem disponibilizados nos próximos dias, a fila de espera por uma vaga nos leitos críticos vem se agigantando e que, por isso, se faz necessário o cumprimento rigoroso do decreto e medidas restritivas colocadas pelo governo do RN, afim de amenizar a situação nos hospitais.
“Todos [os governadores] são unânimes em reconhecer o colapso que nós chegamos e temos que dar as mãos para sair”, completou Antenor Roberto.
Confira a fala do vice-governador: