antes-visualizacao-noticia

Pessoas com menos de 60 anos já são maioria nas UTIs Covid do RN

(Foto: Regula RN/ Sesap / LAIS)

Por Redação

Pela primeira vez desde maio de 2020, o número de “não-idosos” internados com Covid-19 em leitos críticos, nos hospitais do Rio Grande do Norte, superou o de idosos. De acordo com os dados da Secretária Estadual de Saúde (Sesap), apurados pela 98 FM Natal, pessoas abaixo dos 60 anos se tornaram maioria nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do estado no último sábado (6). Atualmente são 149 pacientes com esse perfil, enquanto pacientes com 60 anos ou mais ocupam 142 leitos.

O crescimento das internações de pessoas com idade inferior a 60 anos se acentuou após a segunda quinzena do mês de fevereiro. A título de comparaçao, no dia 3 de janeiro deste ano, a porcentagem de idosos internados era de 69,46% contra 30,54% de pessoas não-idosas, ou seja, aproximadamente 40% maior .

Segundo a Sesap, técnicos da secretaria ainda irão analisar os dados para entender o que pode estar causando essa alteração no perfil dos internados na rede hospitalar do estado, inclusive, para avaliar se esse já é um dos efeitos da vacinação dos grupos prioritários.

O atual momento da pandemia preocupa as autoridades de saúde do Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (8), 94,6% dos leitos críticos do estado estão ocupados, sendo 100% deles na região Oeste. Na última sexta-feira (5), 873 potiguares estavam internados acometidos pela Covid-19.

Um relatório publicado pelo Laboratório de Inovação em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aponta que a Região Metropolitana é o epicentro da pandemia no estado. No momento, 87 pacientes aguardam um leito de Terapia Itensiva (UTI) na regição, mas apenas 16 encontram-se disponíveis.

(Foto: Regula RN/ Sesap/ Lais)
fim-visualizacao-noticia