Segundo a Sesap, a maioria dos medicamentos estão com disponibilidade para uso entre um e três meses. Foto: Mateus Pereira/Governo da Bahia
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) afirmou nesta quinta-feira (18), que com exceção de um tipo de anestésico (propofol), todos os demais medicamentos usados em atendimento em UTI estão em estoque. Nesta quarta-feira (17), o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Eduardo Lula, disse que acredita que em breve faltarão medicamentos necessários para o processo de intubação de pacientes com dificuldade de respiração.
Segundo a Sesap, a maioria dos medicamentos estão com disponibilidade para uso entre um e três meses, desde que mantido o perfil atual de consumo, podendo variar com a abertura de novos leitos. A Secretaria disse que através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), acompanha diariamente os estoques de medicamentos necessários ao atendimento em UTI´s através do sistema Hórus, e explicou que todos eles já possuem processo de reposição de estoque, alguns com empenho já emitido, e outros em finalização de aquisição.
A Secretaria disse ainda que tem feito acompanhamento em parceira com o CONASS e o Ministério da Saúde afim de viabilizar a chegada de novos insumos do kit entubação para a rede hospitalar no RN.
Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou que requisitou administrativamente 665.507 medicamentos de intubação para distribuir aos estados. De acordo com a pasta, os insumos devem durar um período de 15 dias, considerando o consumo médio mensal.