Por redação
O Ministério da Saúde (OMS) autorizou neste domingo (21) que estados e municípios utilizem todo o estoque de vacinas contra a Covid-19 para a primeira dose da imunização. A orientação anterior era de que fosse mantido um estoque de segurança para a segunda etapa da vacinação com 50%.
De acordo com o ministério, o objetivo da ação é ampliar o número de vacinados no Brasil. A orientação é válida também para os imunizantes produzidos pela Fiocruz, que serão entregues neste final de semana – um total de 5 milhões de doses do Butantan e da AstraZeneca.
Em comunicado, a pasta afirmou que a decisão era estudada há cerca de duas semanas, e que “levou em conta a previsão de entregas semanais do Butantan e da Fiocruz, que aceleraram a produção a partir da chegada de matéria-prima (IFA) importada, garantido assim a estabilização das distribuições aos estados por parte do Ministério”.
Rio Grande do Norte
No último fim de semana, o Rio Grande do Norte recebeu 81.700 doses de vacina: 6,5 mil doses da Oxford/AstraZeneca e 65,2 mil da CoronaVac. No total, o estado já soma 387.040 doses da Coronavac/Butantan e 83.500 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca.
Segundo dados atualizados da plataforma RN + Vacina, o Rio Grande do Norte tem no momento 168.418 pessoas vacinadas e 745.668 pessoas cadastradas na plataforma para receber o imunizante.
Dentre os grupos prioritários já foram vacinados:
- 76.252 idosos acima de 75 anos;
- 2.373 idosos institucionalizados;
- 1.415 indígenas aldeados;
- 58 quilombolas;
- 63.543 trabalhadores da saúde;