antes-visualizacao-noticia

85% dos infectados por Covid-19 no RN são pela nova cepa, diz médico

Médico e deputado estadual Albert Dickson (PROS). Foto: 98 FM

Cerca de 85% dos pacientes com Covid-19 do Rio Grande do Norte foram contaminados pela nova cepa, segundo o médico e deputado estadual Albert Dickson (PROS). O médico afirmou que a região Sul do país é a mais afetada pela nova variante, e que Manaus, que teve sofreu com o colapso no sistema de saúde em janeiro deste ano, se adaptou atualmente a mutação do vírus. A nova cepa pode infectar quem já contraiu a doença, segundo explicou Dickson ao 12 Em Ponto 98 desta segunda-feira (29).

“O Rio Grande do Norte hoje, sem medo de errar, 85% da população contaminada é pela nova cepa”, disse Dickson.

Segundo o médico no Rio de Janeiro este número chega a 90%, ele disse que Manaus deveria ter conseguido alcançar a imunização de rebanho na primeira onda da doença, porém entrou em crise com a nova cepa. “Na primeira onda, Manaus teve a imunidade de rebanho, Manaus foi a cidade que mais teve mais Covid, e nem atingiu, isso prova que a nova cepa pode reinfectar quem já pegou”, pontuou ao 12 Em Ponto 98.

A variante brasileira do novo coronavírus, conhecida como P-1 ou variante de Manaus, provavelmente emergiu na capital amazonense em meados de novembro de 2020, cerca de um mês antes do número de internações por síndrome respiratória aguda grave na cidade dar um salto.

O médico defendeu ainda o “kit Covid” e desmentiu que o uso desses medicamentos, como ivermectina, causasse problemas no fígado como foi dito por alguns profissionais do país. As novas complicações apresentadas pelos pacientes acometidos pelo novo coronavírus se devem a nova cepa do vírus P-1, de acordo com Dickson.

fim-visualizacao-noticia