Por redação
Natalenses que foram receber a segunda dose da vacina Coronavac na manhã dessa segunda-feira (12) foram frustrados pela informação, horas após o início da vacinação, de que as doses tinham acabado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), quando o estoque do imunizante chinês for restabelecido, a pasta informará sobre a retomada da campanha de imunização contra a Covid-19 para o grupo afetado. Informações sobre datas e locais não foram detalhadas.
Filas extensas foram registradas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital ao longo da manhã desta segunda-feira (12). Segundo a SMS Natal, não há embargo quanto à aplicação em vigor da primeira dose para os idosos a partir de 63 anos, assim como para a segunda dose do imunizante da Oxford/AstraZeneca. O transtorno, deu-se apenas para quem deveria tomar a última e a segunda dose da Coronavac.
No início da tarde desta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) emitiu uma nota esclarecendo a dinâmica de distribuição das vacinas e as orientações repassadas aos municípios que leva em consideração o cálculo estimativo da população do MS (Ministério da Saúde), as faixas de idade e os públicos prioritários. “Assim, a cada remessa, o MS orienta quais públicos devem ser atendidos com as doses, o que é repassado pela Sesap aos municípios, apontando uma quantidade estimada para evitar a falta de imunizantes”.
“A Nota Técnica nº10/2021 da SESAP, que acompanhou a distribuição de doses no dia 02 de abril, pontuou a necessidade do uso adequado das doses (D1 e D2) cada uma para a sua finalidade, e enfatizou a orientação dos municípios a não utilização das doses fora dos grupos estimados pois tal conduta poderia prejudicar a garantia do acesso aos públicos prioritários que ainda não tiveram acesso à primeira dose. Nessa mesma nota a coordenação de Imunização também alertou e recomendou que fossem respeitado os prazos entre as doses 1 e 2 e o prazo máximo estabelecido para a dose 2, com vista em buscar uma maior eficácia da vacinação”, frisou a Sesap.
No início da noite desta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal emitiu uma nota relatando: “a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informa que todo quantitativo enviado para a segunda dose da vacina Coronavac já foi utilizado, com isso, a vacinação para a segunda dose da Coronavac fica suspensa em Natal. Quando o estoque for restabelecido, a SMS Natal informará a população.A vacinação contra Covid-19 continua para aplicação da primeira dose para os idosos de 63 anos a mais e para a segunda dose com imunizante da Oxford”.