Por Redação
O Regula RN, plataforma criada para regulação de leitos hospitalares na rede pública do Rio Grande do Norte, é um dos finalistas do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal (MPF). A premiação, por meio de Menção Honrosa, ressalta o trabalho realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) e o MPF/RN.
A plataforma tem garantido a atualização em tempo real das informações referentes aos leitos destinados ao tratamento para Covid-19, permitindo o acesso público aos dados. O Regula RN também gera dados que ajudam gestores na otimização da atuação pública no setor da saúde.
De acordo com o Procurador da República Fernando Rocha, a plataforma merece reconhecimento também por auxiliar no combate a desvios de recursos destinados a saúde. “Não se tem como investigar crimes de alta complexidade, em que há volumes altíssimos de recursos públicos, sem a presença de técnicas de inteligência artificial. Sem dúvida alguma, esse projeto serve também como piloto e pioneiro para a fiscalização, prevenção e combate ao desvio de recursos federais”, afirmou o procurador.
Para o diretor executivo do Lais/UFRN, professor Ricardo Valentim, a menção honrosa “demonstra a importância social que esse projeto teve em tempos de pandemia. O reconhecimento nos deixa bastante orgulhosos, mas, ao mesmo tempo, nos confere ainda mais responsabilidade e compromisso de usar a ciência como instrumento de melhoramento social”.
*Com informações da Ascom LAIS/UFRN