

A campanha RN Chega Junto no Combate à Fome, promovida pelo Governo do Rio Grande do Norte em parceria com a Associação dos Supermercados do RN (Assurn), distribuiu, nos últimos 14 dias, 108 toneladas de alimentos a 10.305 famílias em estado de vunerabilidade social ou sem renda devido a pandemia.
De acordo com o Estado, além dos alimentos recolhidos nos supermercados associados à Assurn, foram aplicados R$ 1,87 milhão pelo governo para aquisição de 35 mil cestas básicas. As doações aconteceram em Natal e outros 14 municípios do RN.
Estão sendo beneficiados trabalhadores sem renda em virtude da pandemia, como autônomos, barraqueiros, carroceiros, profissionais do circo e turismo, além de pessoas vulneráveis das juventudes, comunidades LGBTQI+, quilombolas, população de rua, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, entre outros.
Segundo Dauchem Viana, integrante da Defesa Civil do RN, “nas próximas semanas as equipes concentrarão as entregas no interior do Estado, e vamos chegar a todas regiões”.
Para Íris Oliveira, títular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), a parceria com a sociedade civil é importante para dar efetividade, volume e agilidade ao programa.
“A pandemia aumentou a necessidade das famílias e ampliou o número dos vulneráveis porque cresceu também o desemprego, por isso o Governo está aplicando recursos para suprir alimentos aos que precisam”, explica a secretária.
As cestas básicas distribuídas pela campanha são compostas por 2 kg de feijão carioca, 2 kg de arroz parbolizado, 4 unidades de flocos de milho (500 gramas), 4 unidades de macarrão espaguete (500 gramas), 4 unidades de sardinhas em lata (125 gramas), 1kg de sal e 1 kg de açúcar.
Transparência da campanha
Na última quinta-feira (29), o governo lançou no seu Portal da Transparência o módulo RN Chega Junto no Combate à Fome, para prestar contas dos donativos adquiridos ou recebidos em doação da sociedade. O cidadão pode conhecer o Programa e também os seus beneficiários no site transparencia.rn.gov.br.
A disponibilização de canais de comunicação/ouvidoria é outra novidade do Programa e será usado para receber demandas, reclamações, denúncias e sugestões da sociedade.
As requisições, reclamações e sugestões devem ser feitas através do e-mail [email protected]. Já as denúncias, a serem apuradas pela Controladoria Geral do Estado, deverão ocorrer pelo Disk Denúncia – 181, pelo whatsApp (84) 98146-5124, assim como registro na Rede de Ouvidoria do Governo – https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2