O sistema de transporte público de Natal fechou o mês de abril com redução no número de assaltos a ônibus, fazendo deste o melhor quadrimestre dos últimos quatro anos. Nos primeiros quatro meses de 2018, foram registrados 191 roubos a ônibus na capital. Este ano, de janeiro a abril, foram 39 crimes da mesma natureza, o que corresponde a uma redução de 79,5%.
Os dados são do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN), e foram repassados à Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que filtrou e consolidou as informações.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, a soma de vários fatores explica o motivo para uma queda tão significativa. “A cada mês reavaliamos as manchas criminais, e isso nos possibilita uma maior eficácia na distribuição do policiamento preventivo e um melhor monitoramento dos principais corredores de transporte público da cidade”, ressaltou.
“Investigações concentradas na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal, no ano de 2019, foram de extrema importância para uma repressão uniforme e qualificada, que levou à prisão de criminosos que estavam determinando e executando os roubos. Por meio de diligências, como identificação do modo de agir e vigilâncias em pontos de ônibus onde costumavam atuar, foi efetuada a prisões de criminosos, que acarretaram, logo após, significativa redução dos índices”, acrescentou a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva.
Redução ano a ano
Assaltos a ônibus no primeiro quadrimestre de 2018: 191
Assaltos a ônibus no primeiro quadrimestre de 2021: 39
Redução: 79,5%.
Assaltos a ônibus no primeiro quadrimestre de 2019: 128
Assaltos a ônibus no primeiro quadrimestre de 2021: 39
Redução: 69,5%.
Assaltos a ônibus no primeiro quadrimestre de 2020: 93
Assaltos a ônibus no primeiro quadrimestre de 2021: 39
Redução: 58%.