A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou no início da noite desta quinta-feira (25) que um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegará nas próximas horas ao Estado. A expectativa é que o carregamento, encaminhado pelo Ministério da Saúde ao RN, chegue às 2h da manhã desta quinta-feira (26).
Com isso, o novo lote desembarca mais cedo no RN. Antes, a previsão era que as vacinas chegassem na quinta-feira (27).
“Confirmado, pessoal! O novo lote de vacinas embarca agora de noite para o Rio Grande do Norte. Previsão de chegada das 122.250 doses AstraZeneca às 02h da manhã. #vemvacina”, escreveu Fátima pelas redes sociais.
Mais cedo, Fátima tinha anunciado que, além das 122.250 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca, o carregamento de quinta-feira incluiria 9.360 doses da vacina da Pfizer/Biontech. No total, seriam 131.610 vacinas. A governadora não confirmou se a chegada das vacinas da Pfizer para a quinta está confirmada mesmo com a antecipação do desembarque das vacinas de Oxford.
As novas doses possibilitarão ao Rio Grande do Norte prosseguir na imunização das pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades. A governadora não informou se novos públicos serão beneficiados a partir da chegada dessas novas vacinas.
Com o novo lote, o RN passará da marca de 1,4 milhão doses de vacina contra a Covid-19 recebidas. Até agora, o Estado recebeu 1.395.910 doses.
1 milhão de doses aplicadas
O Rio Grande do Norte alcançou nesta terça-feira (26) a marca de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas na população. São exatamente 1.000.054 de doses administradas. O dado é da plataforma “RN Mais Vacina”, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que monitora em tempo real a imunização dos potiguares contra o novo coronavírus a partir de informações disponibilizadas pelas prefeituras.
Do total de doses aplicadas, 657,4 mil referem-se a primeiras doses e 342,6 mil, a doses de reforço em quem já tomou a primeira. Esse último, portanto, é o número total de potiguares completamente vacinados até agora – o equivalente às populações das cidades de Parnamirim e Macaíba somadas. Isso significa que, apesar das 1 milhão de doses aplicadas, só pouco menos de 10% da população potiguar está protegida contra a Covid-19. O Estado tem 3,5 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Três vacinas estão sendo aplicadas no RN. Todas demandam duas doses para completa imunização. São elas: Coronavac, que exige intervalo de 28 dias entre as duas doses; Oxford/Astrazeneca, que demanda 90 dias; e Pfizer/Biontech, que também é aplicada com intervalo de 90 dias entre as duas doses.
A marca foi alcançada quatro meses depois do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. A primeira dose foi aplicada no dia 19 de janeiro. A técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos, foi a primeira a ser imunizada. Ela trabalha no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, referência no atendimento de pacientes com doenças infectocontagiosas.