O homem branco acusado de ter praticado racismo em um shopping da Zona Sul de Natal na tarde desta terça-feira (25) foi liberado da Central de Flagrantes da Polícia Civil após assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por prática de injúria racial. Ele vai responder em liberdade. A família do acusado entrou em contato com o PORTAL DA 98 FM e informou que ele tem autismo.
Como noticiou o PORTAL DA 98 FM, a acusação de injúria racial provocou um intenso bate-boca entre ele e outro cliente do shopping durante a tarde. Informações apuradas pelo PORTAL DA 98 FM apontam que a discussão começou após um homem negro se irritar com o homem branco, que teria gritado expressões racistas em meio à praça de alimentação.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento da discussão. As imagens não serão divulgadas pelo PORTAL DA 98 FM para preservar a identidade dos envolvidos.
Em pé, o homem negro se dirige até a mesa onde o homem branco está sentado e começa a gritar com ele. Irritado, o homem negro afirma: “Você é melhor do que eu por quê?”, “Você é um racista”, “Você tem que respeitar”.
Em resposta, o homem branco nega que tenha sido racista. “Eu estou falando uma metáfora”, “Vire esse dedo para lá”, “Eu não disse nada”, “Eu estou falando sobre o Brasil” foram algumas das expressões ouvidas pelos presentes.
Em nota, o Natal Shopping informou que, ao ser notificado da discussão entre clientes na tarde desta terça-feira (25), “atuou prontamente e acionou as autoridades competentes”. Os envolvidos foram levados à delegacia, destaca o shopping, através da assessoria.
“O shopping reforça ainda que não tolera nenhuma forma de discriminação em suas dependências e ressalta que conta com profissionais treinados para garantir a segurança e bem-estar de clientes, lojistas e colaboradores dentro do estabelecimento”, complementou a nota.