antes-visualizacao-noticia

Vacinas em estoque no RN serão liberadas apenas para segunda dose, quando completar tempo adequado

Última remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou ao RN no fim de semana – Foto: Sandro Menezes / Governo do RN

O Governo do Rio Grande do Norte vai distribuir nesta quarta-feira (23), para os 167 municípios do Estado, mais de 53 mil doses de vacina contra a Covid-19. Os imunizantes, do tipo Oxford/Astrazeneca, sairão da reserva técnica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) – onde estão desde o fim de semana, após envio pelo Ministério da Saúde.

Parte das 53 mil vacinas será destinada à segunda dose de idosos que se vacinaram há 90 dias. A outra parte vai ser aplicada como primeira dose em profissionais da educação, conforme pactuado entre governo e prefeituras.

Com a retirada, ainda restarão na reserva técnica mais de 78 mil doses da vacina de Oxford. A Sesap esclarece que os imunizantes vão permanecer estocados até que sejam completados os 90 dias necessários de intervalo entre a primeira e a segunda dose dos potiguares que já foram imunizados.

As doses, informa a pasta, serão retiradas e distribuídas às prefeituras gradativamente, à medida que for surgindo a necessidade. A Sesap detalha que não pode utilizar as vacinas para primeira dose, sob risco de comprometer o complemento do esquema vacinal. A orientação é do Ministério da Saúde.

Essas doses estocadas chegaram ao RN no último domingo (20). Quando as vacinas desembarcaram, a governadora Fátima Bezerra (PT) escreveu nas redes sociais que as 112 mil doses eram exclusivas para segunda dose. “Vacinas já em solo potiguar, pessoal. Essas 112 mil doses da AstraZeneca serão direcionadas para a D2 de idosos e membros das forças de segurança pública que tomaram a primeira dose há cerca de três meses e agora terão o reforço garantido, se Deus quiser!”, salientou.

Em nota, a Secretaria de Saúde explicou que aguarda o envio pelo Ministério da Saúde de novas doses para dar continuidade ao processo de vacinação contra a Covid-19. “O Ministério da Saúde sinalizou na terça-feira a distribuição de 113.370 doses para o Rio Grande do Norte, incluindo a vacina da Janssen, mas ainda não confirmou data e horário de entrega”, ressalta a Sesap.

fim-visualizacao-noticia