O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), defendeu nesta terça-feira (29) a inclusão da vacina russa Sputnik V na campanha de imunização contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Em entrevista ao programa “12 em Ponto 98”, da 98 FM, o prefeito afirmou que considera a Sputnik “uma das melhores vacinas” e disse torcer para que Natal receba doses do imunizante.
“Eu acho uma boa vacina a Sputnik. Eu acho uma das melhores vacinas. É minha opinião pessoal, como médico, como cidadão, como uma pessoa que tem avaliado e lido bastante sobre o assunto. Eu gosto da vacina Sputnik e espero que o Governo do Estado adquira uma boa quantidade e repasse, porque vamos utilizar e procurar agilizar”, afirmou o prefeito.
No dia 15 de junho, o Governo do Estado anunciou que fechou um contrato para adquirir 300 mil doses da vacina Sputnik V. A compra foi feita através do Consórcio Nordeste. As primeiras doses, segundo a gestão estadual, chegam ao RN em junho.
Como a vacina não tem aprovação para uso emergencial ou definitivo por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Estado só está autorizado a importar excepcionalmente, em um primeiro momento, 71 mil doses – suficientes para vacinar 1% da população. Além disso, apenas pessoas saudáveis e jovens poderão receber o imunizante, em locais restritos.
Atualmente, quatro tipos de vacina contra a Covid-19 estão sendo aplicadas na população do Rio Grande do Norte. Todas foram compradas e distribuídas pelo Governo Federal. São elas: Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan com tecnologia do laboratório chinês Sinovac; Oxford/Astrazeneca, fabricada pela Fiocruz com tecnologia do laboratório Astrazeneca em parceria com a universidade de Oxford; Pfizer/Biontech; e Janssen.
Não é a primeira vez que o prefeito de Natal sai em defesa da Sputnik V. No último dia 15, em entrevista ao programa “Repórter 98”, também da 98 FM, o prefeito disse que a gestão municipal vai aplicar doses da vacina Sputnik V caso o Governo do Estado realmente adquira o imunizante e repasse frascos para a capital potiguar.
Álvaro Dias destacou que, apesar de não ter passado pelo crivo da Anvisa, a Sputnik já é utilizada em outros países e tem eficácia e segurança atestadas em agências reguladoras do exterior. “Recebo (as doses) e vamos aplicar, se houver repasse dessas vacinas. São vacinas que foram utilizadas em muitos países do mundo. Tem uma eficácia não de 100%, mas tem uma eficácia comprovada. Vamos utilizar”, afirmou o prefeito de Natal à época.