O Governo do Rio Grande do Norte informou nesta quarta-feira (30) que já distribuiu para as prefeituras 89,18% das doses de vacina contra a Covid-19 recebidas do Governo Federal.
De acordo com a gestão estadual, o RN recebeu até o momento, do Ministério da Saúde, 2.027.780 doses de vacina. Desse total, 1.808.566 doses já foram entregues aos municípios. O restante (219.214) está guardado para casos de necessidade de reposição (reserva técnica) ou para segunda dose, quando chegar o tempo adequado.
Os dados constam da plataforma “RN+Vacina”, criada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em parceria com pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN).
O sistema é o utilizado oficialmente pelo Governo do Estado para divulgação de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 e a gripe. A alimentação do “RN+Vacina” cabe à Sesap e às prefeituras.
Apesar disso, o Governo do Estado e as prefeituras têm a obrigação de alimentar o sistema “Localiza SUS”, do Ministério da Saúde. A plataforma, disponível para consulta pública, apresenta dados refinados sobre o avanço da vacinação contra a Covid-19 no País. Por lá, parte dos dados do Rio Grande do Norte está atualizada e bate com o “RN+Vacina”. Outra parte, contudo, está desatualizada.
A desatualização de parte do sistema deu munição para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, criticar a logística do Governo do Estado na distribuição das vacinas e publicar uma informação falsa nas redes sociais. Com base no “Localiza SUS”, o ministro registrou que apenas 56% das vacinas entregues ao RN teriam sido repassadas do governo estadual para as prefeituras – seria o pior esquema logístico do País.
O “Localiza SUS” aponta que foram entregues ao Estado as mesmas 2.027.780 doses que constam no “RN+Vacina”, mas apenas 1.147.910 constam como repassadas para as prefeituras potiguares.
“Infelizmente, o nosso estado, o RN, está na ‘lanterninha’ da distribuição das vacinas que o Governo Federal envia aos estados para que eles repassem aos municípios. É o vigésimo sétimo… Isso porque o Gov. Federal já mandou 2 milhões de doses para o RN… Vergonha!”, escreveu o ministro.
O número se mostra irreal e claramente desatualizado, contudo, ao ser confrontado com outros dados apresentados pela mesma plataforma. O mesmo “Localiza SUS” mostra que o Rio Grande do Norte já tem mais de 1,5 milhão de doses de vacina aplicadas (esta parte, sim, está atualizada) – número superior ao que, em tese, foi distribuído para as prefeituras, o que não bate. Esse dado foi ignorado por Fábio Faria.
Governo do Estado rebate
Após a publicação do ministro das Comunicações, o Governo do Estado soltou uma nota na qual esclarece que parte dos números do “Localiza SUS” está desatualizada e que não procede a informação de que o Estado estaria retendo doses de vacina.
“Uma rápida pesquisa no sistema Localiza SUS aponta que há mais registros de doses aplicadas no Rio Grande do Norte do que as que, em tese, teriam sido entregues às gestões locais, o que é impossível de ocorrer por razões óbvias. O sistema RN+ Vacina reforça a informação, ao mostrar que 1.808.566 doses foram distribuídas, representando 89,18% do quantitativo recebido pela Sesap”, enfatizou a Sesap.
“Outras 210.690 vacinas – 37.100 unidades da Coronavac/Butantan e 173.590 da Astrazeneca/Fiocruz – são para segunda dose que estão guardadas pela Sesap a pedido dos municípios, evitando o uso indevido como primeira dose. As demais vacinas são a reserva técnica, retida por orientação do Ministério da Saúde, e distribuída em tempo oportuno”, finaliza o texto.
Ministro critica desatualização
Após a Sesap ir às redes sociais para explicar o ocorrido, o próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enfatizou que os dados foram extraídos do “Localiza SUS” e que o responsável pela desatualização é o Governo do Rio Grande do Norte.
“Está em 27º sim! A informação é baseada nos registros efetuados no sistema do Ministério da Saúde. A responsabilidade pela inserção dos dados logo após a distribuição dos lotes aos municípios é do Governo do RN. Portanto, se está errado é porque o RN não atualizou os dados em nossa base”, apontou o ministro.
Sesap não explica desatualização
O PORTAL DA 98 FM procurou a Sesap e perguntou por que parte do sistema segue desatualizada, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.