antes-visualizacao-noticia

Com novos públicos atendidos, pontos de vacinação contra a Covid-19 registram movimento intenso

Até o momento, 494.209 doses já foram aplicadas desde o início da campanha na capital potiguar. Foto: Alex Régis/Secom

Os pontos de vacinação contra a Covid-19 registraram movimento intenso na manhã desta quarta-feira (07). Tanto nos drives quanto nas Unidades Básicas de Saúde a procura pelos imunizantes foi satisfatória. Em Natal, estão sendo vacinadas pessoas a partir dos 39 anos, sem comorbidades, bem como foi iniciada a imunização dos caminhoneiros. Com o avanço da campanha, em menos de um mês, a faixa etária dos grupos populacionais avançou vinte anos, saindo de pessoas com 59 anos para atingir cidadãos com 39 anos, sem comorbidades. Só no período entre 10 de junho até o último dia 05 de julho, o Município aplicou 97.793 doses. Até o momento, 494.209 doses já foram aplicadas desde o início da campanha na capital potiguar.

Para os caminhoneiros o ponto indicado é o Via Direta. A categoria foi em peso se vacinar. Um detalhe registrado pela coordenação da campanha no Via Direta é a tentativa de moradores de outros municípios se vacinarem aqui em Natal. De acordo com os coordenadores, os casos estão se repetindo e eles reforçam. É importante frisar que se o cidadão não comprovar a residência na capital potiguar não será vacinado. Outro problema está relacionado à documentação. É importante que, quem for buscar o atendimento, leve cópias de laudos, comprovantes de residência e demais atestados necessários, já que todo esse material fica retido no ponto de vacinação. Para saber qual a documentação que precisa ser apresentada basta acessar o site.

UBS
Além dos quatro pontos de vacinação no sistema drive-thru (Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias, Shopping Via Direta e Sesi), a Prefeitura disponibilizou mais 35 salas nas unidades de saúde de todas as regiões. A procura nesses locais também tem sido boa, segundo a SMS. Nesta quarta, na UBS de Brasília Teimosa, o maior público presente foi o de pessoas com 39 anos.

Além de pessoas com 39 anos, sem comorbidades, e caminhoneiros, também podem se vacinar com a primeira dose quem está inserido nos grupos prioritários das pessoas a partir de 18 anos com comorbidades; trabalhadores industriais a partir dos 31 anos; grávidas e puérperas; os profissionais que atuam na educação do ensino fundamental I e II de escolas públicas e privadas de Natal, lactantes com crianças de até 12 meses; Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de Natal; Taxistas com cadastro na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana STTU e Motoristas de aplicativo com pelo menos 100 corridas estão sendo atendidos.

A secretaria municipal de Saúde reforçou ainda a importância de se buscar completar o esquema vacinal. Todos os pontos de vacinação estão aplicando a segunda dose para quem tomou o imunizante Oxford/AstraZenica/Fiocruz há 85 dias. Quem está com a segunda dose da Coronavac/Butantan em atraso deve ligar para o seu respectivo Distrito Sanitário de sua residência para agendar a aplicação. Telefone dos Distritos Sanitários de Natal: Distrito Sul: 3232-8281; Distrito Oeste: 3232-8300; Distrito Norte 1: 3232-6972; Distrito Norte 2: 3232-8200; Distrito Leste: 3232-8556.

fim-visualizacao-noticia