
O Instituto Butantan, de São Paulo, confirmou nesta quinta-feira (8) que os testes clínicos da Butanvac, vacina contra a Covid-19, terão início nesta sexta-feira (9). A notícia acontece no dia seguinte à autorização para os testes ser informada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Até o momento, a Butanvac, nova aposta do Butantan para ampliar a vacinação contra o vírus no Brasil e na América Latina, só foi testada em animais. Com a autorização, começarão as testagens em seres humanos.
O imunizante será aplicado em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre cada uma delas. O estudo deve ser realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP.
No dia 30 de junho, a instituição havia recebido mais de 93 mil inscrições para os testes da vacina nacional. Em entrevista à CNN no início do mês passado, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que a expectativa de conclusão da fase 3 de testes é em outubro.
“Em outubro devemos terminar os estudos clínicos e até lá poderemos ter um estoque de 40 milhões de doses. Atualmente este montante é de 8 milhões,” disse Covas, que ressaltou a importância da vacina não só para o Brasil, mas para outros países que tiveram pouco acesso aos medicamentos.
Com informações CNN Brasil