Tiago Rebolo
Da Redação da 98 FM
O Rio Grande do Norte iniciou a semana com menos de 100 pacientes com Covid-19 internados nas UTIs da rede pública de saúde. Dados da plataforma “Regula RN”, que monitora em tempo real a situação dos hospitais, mostram que, às 11h desta segunda-feira (9), as UTIs potiguares só registravam a presença de 94 pacientes internados. A taxa de ocupação está em 31%, com 203 leitos disponíveis.
Trata-se da menor ocupação do ano nas UTIs públicas. A última vez que o número de internados havia ficado abaixo de 100 foi em 29 de novembro de 2020, quando 98 pacientes estavam ocupando leitos críticos no Rio Grande do Norte. Dez dias antes, eram 93 pacientes – última vez que o número ficou abaixo do atual.
O cenário também é mais favorável nos leitos de enfermaria. Segundo o “Regula RN”, há 58 pacientes internados nesse tipo de leito no Estado nesta segunda-feira, o que representa uma taxa de ocupação de apenas 17%.
Os números refletem a melhora da pandemia no Estado. Nas últimas semanas, tem despencado a procura por leitos na rede pública de saúde. Neste domingo (8), por exemplo, o sistema recebeu 20 pedidos de leitos em todo o Rio Grande do Norte. A média diária de pedidos caiu pela metade em um mês. Neste domingo, ficou em 25 pedidos por dia, contra 49 registrados em 9 de julho. Um mês antes (9 de junho), a média estava em 107 pedidos por dia.
Casos e mortes
O Rio Grande do Norte chegou neste domingo a 361.034 casos de Covid-19 registrados desde o início da pandemia. Foram 103 casos em 24 horas. Com relação ao número de óbitos, foram 3 mortes em 24 horas, totalizando 7.183 mortes provocadas pelo novo coronavírus.