antes-visualizacao-noticia

100 anos de Aluízio Alves

Ex-ministro Aluízio Alves. Foto: JDN

Nesta quarta-feira (11), caso estivesse vivo, o ex-ministro Aluízio Alves completaria 100 anos. Aluízio é o quinto filho do casal Manoel Alves Filho (1894-1986) e a dona-de-casa Maria Fernandes Alves (1891-1975), o jornalista, fundador do jornal Tribuna do Norte, empresário e ex-ministro nasceu no dia 11 de agosto de 1921, em Angicos, na região central do RN.

Aluízio foi ministro da Administração e da Integração Regional, nos governos dos presidentes José Sarney e Itamar Franco, respectivamente. Governador que marcou época no Estado, entre 1960 e 1965, ele tinha grandes chances de ser o candidato a vice-presidente em uma eventual candidatura do mineiro Magalhães Pinto, em 1965. Conseguiu manter relacionamento direto com a Casa Branca no início dos anos 1960, articulando a vinda do presidente John Kennedy ao Rio Grande do Norte para dezembro de 1963, que morreria, assassinado um mês antes. Foi no governo de Alves, que Paulo Freire implantou a revolucionária experiência de alfabetizar agricultores em 40 horas de aulas em Angicos, terra natal dele, naquele mesmo ano.

O ex-governador se distinguiu por adotar a cor verde e de ser o porta voz da esperança, realizando vigílias cívicas nas campanhas dos anos sessenta, por conseguir eleger um padre para o governo (1965) e um marinheiro para o Senado (1974). Em 1982, depois de uma década proscrito, cassado pelo regime militar, que chegou a apoiar em algum momento, Aluízio sofreu a derrota para um jovem político: José Agripino Maia.

Nesta quarta-feira, uma missa foi celebrada em Angicos, sua terra natal, pela manhã, no Santuário de São José. Outra celebração aconteceu em Natal na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, em Cidade da Esperança.
*Com informações do Estadão e da Tribuna do Norte 

WHATS 98 FM

Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.

Fale conosco: 99998-9898

fim-visualizacao-noticia