O secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Estado, Aldemir Freire, revelou nesta quinta-feira (12) que o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), presidente da CPI da Covid-19 na Assembleia Legislativa, já tem acesso em tempo real ao sistema de gastos do governo e que essa liberação foi feita há mais de um ano.
Em publicação no Twitter, Aldemir Freire escreveu que, desde 19 de junho de 2020, Kelps Lima tem acesso ao Sigef, o sistema de gestão orçamentária e fiscal do Estado. Com isso, o deputado pode acompanhar todos os detalhes das despesas do governo Fátima Bezerra (PT), incluindo gastos realizados durante a pandemia.
“Aqui a lista de permissões concedidas ao Presidente da CPI da Covid na AL/RN. Amplo e irrestrito acesso a todas as despesas do governo do Estado em tempo real de execução contábil e financeira”.
Aldemir Freire, secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Estado
A revelação de Aldemir Freire acontece um dia depois de a CPI da Covid determinar a quebra de sigilo das contas públicas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). O requerimento, feito por Kelps Lima e aprovado pela comissão, foi recebido com estranheza por integrantes do governo, já que, por se tratar de uma conta pública, os parlamentares já dispõem de mecanismos de transparência para acompanhar a execução da despesa.
Desde o dia 19/06/2020 que o Presidente da CPI da Covid na AL/RN tem acesso ao sistema de gestão orçametária e fiscal do Estado, o SIGEF, podendo acompanhar praticamente em tempo real todos os gastos do Estado, incluindo aqueles da Covid #ServidoresDaSesapMerecemRespeito pic.twitter.com/cM1q7QBm3U
— Aldemir Freire (@aldemirrn) August 12, 2021
Procurado pelo PORTAL DA 98 FM, o deputado Kelps Lima não comentou.