antes-visualizacao-noticia

Após CPI quebrar “sigilo” da Sesap, secretário revela que Kelps já tem acesso em tempo real ao sistema de gastos do governo desde junho de 2020

Deputado Kelps Lima (Solidariedade) e secretário Aldemir Freire (Planejamento e Finanças) – Foto: Reprodução

O secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Estado, Aldemir Freire, revelou nesta quinta-feira (12) que o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), presidente da CPI da Covid-19 na Assembleia Legislativa, já tem acesso em tempo real ao sistema de gastos do governo e que essa liberação foi feita há mais de um ano.

Em publicação no Twitter, Aldemir Freire escreveu que, desde 19 de junho de 2020, Kelps Lima tem acesso ao Sigef, o sistema de gestão orçamentária e fiscal do Estado. Com isso, o deputado pode acompanhar todos os detalhes das despesas do governo Fátima Bezerra (PT), incluindo gastos realizados durante a pandemia.

“Aqui a lista de permissões concedidas ao Presidente da CPI da Covid na AL/RN. Amplo e irrestrito acesso a todas as despesas do governo do Estado em tempo real de execução contábil e financeira”.

Aldemir Freire, secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Estado

A revelação de Aldemir Freire acontece um dia depois de a CPI da Covid determinar a quebra de sigilo das contas públicas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). O requerimento, feito por Kelps Lima e aprovado pela comissão, foi recebido com estranheza por integrantes do governo, já que, por se tratar de uma conta pública, os parlamentares já dispõem de mecanismos de transparência para acompanhar a execução da despesa.

Procurado pelo PORTAL DA 98 FM, o deputado Kelps Lima não comentou.

fim-visualizacao-noticia