O aeroporto de Cabul se tornou um grande palco de desespero após o grupo terrorista Talibã retomar o controle do Afeganistão. Centenas de pais tentaram entregar os filhos a soldados americanos e britânicos, na tentativa de livrá-los da repressão do grupo fundamentalista. Uma cena chamou a atenção. Um soldado americano ajudou a passar uma criança por cima de um muro do aeroporto, na última terça-feira (17).
Vídeos gravados na região mostram mães e pais entregando seus filhos para militares. As imagens registram pequenos afegãos sendo transportados, de mão em mão, na multidão, até chegarem aos soldados posicionados atrás de muros.
Desde que o Talibã tomou o controle de Cabul, no fim de semana, o país entrou em colapso, temendo a interpretação conservadora da lei islâmica.
Um porta-voz do Talibã informou à agência de notícias internacional Reuteres que, desde domingo (15), foram registradas 12 mortes nos arredores do aeroporto da capital, causadas por tiroteios e tumultos.
O Talibã retomou o poder no Afeganistão e os Estados Unidos iniciaram a retirada das tropas militares do país. A medida estadunidense fazia parte da Guerra no Afeganistão, conflito iniciado após os atentados de 11 de setembro.
Em maio, integrantes do Talibã começaram a agir para estender sua área de controle, buscando dominar sul, norte e parte do oeste do país. A estratégia usada foi a de conquistar capitais de províncias, até chegar às grandes cidades.
Fonte: Metrópoles
WHATS 98 FM
Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.
Fale conosco: 99998-9898