antes-visualizacao-noticia

Voos de evacuação de Cabul foram interrompidos por ‘problemas de capacidade’

Soldados dos EUA isolam pista do aeroporto da Cabul, no Afeganistão. Foto: Shekib Rahmani – 16.ago.2021/AP

O Subdiretor de Operações Regionais do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, major-general Hank Taylor, falou sobre a “pausa” nos voos de evacuação dos EUA de Cabul em uma entrevista coletiva do Pentágono nesta sexta-feira (20).

“Fizemos uma pausa nos voos saindo de Cabul hoje, enquanto ajustamos recursos e pessoal para garantir um problema temporário de capacidade em um de nossos locais de escala, embora as operações de voo tenham sido retomadas. E os voos militares dos EUA para o Catar e outros locais estão partindo de Cabul enquanto falamos agora”, disse Taylor.

“Estamos procurando locais adicionais para esses voos pousarem. Agradecemos nossos aliados – incluindo a Alemanha, onde os voos pousarão hoje – que estão cooperando conosco neste esforço global. A disponibilidade de aeronaves não é um problema. Pretendemos maximizar a capacidade de cada avião. Estamos priorizando a evacuação de pessoas acima de tudo e estamos focados em fazer isso da maneira mais segura possível e com grande senso de urgência”, disse Taylor.

Taylor acrescentou mais tarde que a pausa durou de 6 a 7 horas, “para garantir que os voos em nossas bases intermediárias de preparo pudessem receber mais pessoal”.

Clarissa Ward da CNN relatou anteriormente que nenhum voo de evacuação dos EUA foi observado saindo do aeroporto Hamid Karzai International por pelo menos 8 horas.

‘Evacuações aceleradas’
O general Hank Taylor disse mais cedo que os EUA estão acelerando o ritmo das evacuações do Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul e libertaram quase 6.000 passageiros nas últimas 24 horas, incluindo americanos e afegãos em risco.

“O aeroporto permanece seguro. Os voos de evacuação estão aumentando constantemente e estamos fazendo tudo que podemos para maximizar as evacuações seguras”, afirmou ele nesta sexta-feira (20), falando do Pentágono.

Taylor disse que nas últimas 24 horas, 16 C-17 e um C-130 haviam partido de Cabul, transportando cerca de 6.000 passageiros que incluíam “algumas centenas” de cidadãos americanos.

Desde 14 de agosto, 13.000 desabrigados foram transportados de avião para fora de Cabul e 18.000 partiram desde o início de julho, disse ele.

O general também disse que o número de soldados norte-americanos em solo neste momento é de 5.800.

Entretanto, ele confirmou que as operações de voo dos EUA foram retomadas após uma pausa “enquanto ajustávamos os recursos e o pessoal para garantir um problema temporário de capacidade em um de nossos locais de escala”.

Fonte: CNN


WHATS 98 FM

Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.

Fale conosco: 99998-9898

fim-visualizacao-noticia