O Estado Islâmico- K assumiu a responsabilidade por um ataque ao lado de fora do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta quinta-feira (26), disse a Agência de Notícias Amaq, em seu canal Telegram.
Duas explosões nos arredores do aeroporto de Cabul deixaram ao menos 60 mortos e cerca de 140 feridos, de acordo com informações de funcionários do ministério da saúde do país dadas à CNN.
Vários guardas do Talibã também foram atingidos e estão entre os feridos, afirmou uma autoridade do grupo islâmico à agência Reuters. Pelo menos 12 militares dos Estados Unidos estão entre os mortos no ataque e 15 ficaram feridos, segundo informou o general Kenneth “Frank” McKenzie em um pronunciamento.
Apesar de o Estado Islâmico ter declarado responsabilidade sobre os ataques, ainda não está definido se o grupo Isis-K estaria envolvido na ação.
Isis-K é um grupo autointitulado terrorista que surgiu pela primeira vez na região chamada Khorasan (entre o Afeganistão e Paquistão), em 2015, segundo o professor e mestre em relações internacionais Tanguy Baghdadi.
Em entrevista à CNN, Baghdadi conta que a facção foi inspirada no Estado Islâmico no Iraque e no Levante, conhecido pela sigla Isis, criado em 2013. Ela foi criada após morte de Osama Bin Laden, ex-líder da Al-Qaeda, em 2011.
Fonte: CNN
WHATS 98 FM
Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.
Fale conosco: 99998-9898