antes-visualizacao-noticia

OMS indica 40 minutos de exercícios por dia para combater sedentarismo; Campanha alerta para esse e outros benefícios

O estudo mostrou que 85,7% dos que precisaram desse tipo de intervenção apresentaram IMC igual ou acima de 35. Foto: divulgação/ CREF16/RN

Estudos publicados nos últimos meses mostram a importância da atividade física orientada e acompanhada por um Profissional de Educação Física durante a pandemia. Um artigo realizado na França mostrou que a necessidade de ventilação mecânica foi maior para pacientes com alto índice de massa corporal. O estudo mostrou que 85,7% dos que precisaram desse tipo de intervenção apresentaram IMC igual ou acima de 35.

Por causa de resultados como esse, a Organização Mundial de Saúde, a OMS, aumentou a recomendação de tempo de atividade física semanal para 300 minutos, cerca de 40 minutos por dia, em sete dias por semana, para que se possa combater o sedentarismo.

O investimento na saúde através da atividade física também é uma orientação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO. A entidade lançou um material,em março, defendendo que a Educação Física de qualidade deve ser uma ferramenta poderosa na proteção e recuperação dos jovens durante a pandmeia do novo coronavírus. Um artigo publicado pela Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins,nos Estados Unidos, apontou um aumento de 32% para 50% o número de crianças do ensino fundamental que fazem ao menos 25 minutos de atividade física, três vezes por semana, o que evita o equivalente a R$ 70 bilhões em custos médicos e salários perdidos ao longo da vida, reduzindo em até 340 mil jovens obesos ou com sobrepeso naquele país.

Nesta mês de setembro, o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região e o Conselho Federal de Educação Física lançam a campanha “Unidos em um só desafio: a saúde de todos”, que conta com uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância da prática da atividade física acompanhada e orientada para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, principalmente no período de pandemia, em que fortalecer a imunidade se mostra como uma das atitudes indispensáveis no combate aos sintomas mais fortes das infecções pelo novo coronavírus.

A campanha “Unidos em um só desafio: a saúde de todos” busca mostrar a importância do trabalho do Profissional de Educação Física na busca por mais saúde e qualidade de vida em uma série de ações como peças publicitárias no rádio, televisão e ônibus, produção de palestras e seminários, além de intensa promoção através das redes sociais e envolvimento dos próprios Profissionais de Educação Física, mostrando que o trabalho da profissão está muito além apenas na questão estética. A campanha chega no mês em que é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro.


WHATS 98 FM

Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.

Fale conosco: 99998-9898

fim-visualizacao-noticia