Um homem, identificado como Le Van Tri, de 28 anos, foi condenado a cinco anos prisão no Vietnã, nesta segunda-feira, por “disseminação de doenças infecciosas perigosas” e violação das regras de quarentena, em um julgamento de um dia no Tribunal Popular da província sulista de Ca Mau, informou a Agência de Notícias do Vietnã (VNA, em inglês), administrada pelo estado.
“Ele viajou de volta da Cidade de Ho Chi Minh para Ca Mau e violou o regulamento de quarentena de 21 dias Infectou oito pessoas, uma das quais morreu devido ao vírus após um mês de tratamento”, disse a agência de notícias.
Ca Mau, relatou apenas 191 casos e duas mortes desde o início da pandemia, muito abaixo dos quase 260 mil casos e 10.685 mortes no epicentro do coronavírus do país, a Cidade de Ho Chi Minh.
O Vietnã, que havia sido um dos casos de sucesso mundial de combate ao coronavírus, graças a testes em massa, rastreamento intenso de contágios, restrições rigorosas nas fronteiras e quarentena, têm enfrentado novos picos de infecção, com um total de 536 mil pessoas positivas desde o início da pandemia. Ao todo, 13.385 morreram por causa do vírus, a grande maioria nos últimos meses.
O país tem o ritmo de vacinação lento, com 18% da população imunizada com ao menos uma dose e apenas 3% com as duas.
O país condenou outras duas pessoas a penas de 18 meses e dois anos de prisão com as mesmas acusações feitas contra Le Van Tri.
Fonte: Extra
WHATS 98 FM
Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.
Fale conosco: 99998-9898