Uma ONG (organização não governamental) Human Rights Watch disse que o presidente Jair Bolsonaro está ameaçando os pilares da democracia brasileira. Em um documento comunicado nesta 4ª feira (15.set.2021), Dia Internacional da Democracia, uma organização cita diferentes momentos em que o presidente critério colocado em risco como instituições democráticas.
“ O presidente Bolsonaro, um apologista da ditadura militar no Brasil, está cada vez mais hostil ao sistema democrático de freios e contrapesos ”, disse José Miguel Vivanco, diretor das Américas da Human Rights Watch.
Os atos de 7 de setembro são citados como exemplos das ações do presidente. Durante as manifestações, Bolsonaro atacou o ministro Alexandre de Moraes , do STF, e afirmou que não cumpriria suas decisões judiciais. O chefe do Executivo também voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro.
“ Dizer mais a vocês, nós acreditamos e queremos a democracia, a alma da democracia é o voto, não podemos admitir um sistema eleitoral que não oferece qualquer segurança por ocasião das vantagens ”, disse na ocasião.
Os recorrentes ao sistema eleitoral são recorrentes nos últimos meses. Bolsonaro defende o voto impresso, medida que já foi barrada pela Câmara dos Deputados. Em diversas ocasiões, condicionou aceitar os resultados da eleição à impressão dos votos.
Por decisão do STF, Bolsonaro está sendo investigado no inquérito das fake news por declarações contra o processo eleitoral. O presidente já admitiu que não tem provas de suas alegações de fraudes.
Para a Direitos Humanos, veja os recorrentes e o discurso do 7 de Setembro buscam enfraquecer os direitos fundamentais no Brasil. A organização afirma que Bolsonaro tenta intimidar o STF porque a Corte é responsável por investigações contra ele. Diz ainda que as atualizações correm perigo.
“ Com suas alegações infundadas de fraude eleitoral [Bolsonaro] parece estar preparando as bases para cancelar como aprovar do próximo ano ou contestar a decisão da população se ele não for reeleito ”, afirmou Vivanco.
A organização afirma que ainda que embora o presidente tenha recuado em relação aos ataques do Supremo Tribunal, em sua declaração à nação , na última 5ª feira (9.set), o mesmo não foi feito no que diz respeito às anteriores. “ Mas ele não recuou em relação à afirmação infundada de que o sistema eleitoral brasileiro não é confiável, como repetiu em 7 de setembro. ”
Para a Human Rights Watch, Os Discursos de Bolsonaro citam uma democracia Ao MESMO ritmo Que atacam Instituições e Processos Democráticos, Como SUAS falas Sobre atuar fóruns “ das 4 Linhas da Constituição ” , em agosto. “ Suas declarações levantam dúvidas sobre o que ele entende por democracia ”.
A organização lembra ainda a defesa do presidente da ditadura militar que teve início com o Golpe Militar de 1964 e crítica a presença de militares no governo federal.
“ As correções do presidente Bolsonaro de resposta para cancelar as respostas e agir para a constituição em investigações contra ele são imprudentes e perigosas ”, afirmou Vivanco. A Human Rights Watch pediu ainda que a comunidade internacional envie “ uma mensagem clara ” ao presidente brasileiro de que é necessário respeitar a independência do Poder Judiciário.
Fonte: Portal 360
WHATS 98 FM
Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.
Fale conosco: 99998-9898