antes-visualizacao-noticia

Em Natal, ministro da Saúde lança plano para expandir testagem contra a Covid-19, com resultados em até 20 minutos

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fala durante cerimônia em Natal – Foto: Ministério da Saúde / Reprodução

O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira (17) em Natal, o Plano Nacional de Expansão da Testagem para o Novo Coronavírus. Segundo a pasta, o objetivo é garantir a circulação de todos os brasileiros com segurança. A cerimônia, que teve início às 10h, na Praça Gentil Ferreira, conta com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Uma tenda foi montada na Praça do Relógio, no Alecrim, onde cerca de 500 pessoas serão testadas para a Covid-19. Segundo os organizadores, qualquer pessoa pode comparecer ao local para fazer o teste rápido.

No espaço montado, há uma divisão onde as pessoas são testadas e outra para o aguardo do resultado. Na ação são utilizados testes rápidos de antígeno, que tem o tempo de análise da amostra de cerca de 20 minutos.

O projeto tem três pilares: testar pessoas sintomáticas em unidades básicas de saúde (UBSs) e testar as assintomáticas em áreas de grande circulação para elaboração da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov).

Natal é uma das cinco cidades brasileiras escolhidas para participar dos testes do projeto-piloto do Plano. A capital potiguar representa a região Nordeste do país. Foram escolhidas também Foz do Iguaçu, para representar o Sul; Macapá, o Norte; Campo Grande, o Centro-Oeste e Belo Horizonte, que representa o Sudeste.

Distribuição de testes

Somente nesta semana, 2,4 milhões de testes antígenos serão distribuídos para todo o País. Ainda no mês de setembro, 9 milhões de testes estão previstos para serem entregues aos estados e Distrito Federal.

O plano de testagem com os testes rápidos se soma aos testes de RT-PCR e permitirá que pessoas com resultado positivo sejam isoladas, impedindo a disseminação da doença, e que pessoas com resultado negativo voltem às suas atividades normais.

“Essa estratégia de testagem será importante. Nós vamos distribuir até o final do ano mais de 60 milhões de testes, que serão muito importantes para o enfrentamento da pandemia da Covid-19”, disse Marcelo Queiroga.

fim-visualizacao-noticia