A internet banda larga chegou às escolas da zona rural de Santa Filomena, no interior do Piauí , mas a novidade veio com uma exigência. Estudantes, professores e moradores precisam assistir a uma propaganda de 30 segundos sobre programas sociais do governo Bolsonaro a cada vez que acessam a rede. A peça pública é uma imposição aos beneficiários do Wi-fi Brasil, projeto do Conecta Brasil, um conjunto de iniciativas para promover a inclusão digital tocadas pelo Ministério das Comunicações.
O único aplicativo que abre sem a publicidade é o WhatsApp. “Para usar o Google e o Caixa Tem, a gente assiste ao vídeo”, diz a estudante Gabriela Silva, de 14 anos, do 9.º ano da Escola Municipal Anita Studer, no povoado de Sete Lagoas. Funciona assim: se o usuário precisar entrar na internet cinco vezes no dia, ele vai ter de assistir a propaganda cinco vezes. Se demorar para usar, a rede desconecta e tem de assistir de novo.
Pelas marcados do Ministério das Comunicações, ao menos 26 milhões de brasileiros passaram a ter acesso à banda larga pelo Conecta Brasil. O programa tem um custo previsto de R $ 2,7 bilhões. Deste montante, R $ 2,46 bilhões serão alocados no Norte e no Nordeste, onde é maior a carência de internet.
Entre as medidas adotadas pela gestão de Bolsonaro elencadas no vídeo de propaganda estão o 13.º salário do Bolsa Família e a instalação de sinal de internet em escolas, conforme indicam as capturas de tela definida pelo Estadão. Os roteadores são locais em torno dos locais em torno dos quais como comunidades contempladas se reúnem, como escolas, postos médicos e unidades de segurança pública.
Procurado, o Ministério das Comunicações informou que o Cidades Digitais destinou R $ 44,8 milhões em investimentos no Nordeste. “Desse total, R $ 16,4 milhões no governo atual.” Segundo a pasta, “a veiculação de vídeos institucionais está prevista no projeto básico da implantação de pontos de acesso gratuito à internet em localidades públicas, pelo programa Wi-Fi Brasil” e é instrumento importante “de divulgação de mensagens de utilidade pública”.
Em escolas da região Norte também só se acessa a rede pública de internet após assistir a propaganda do governo federal. Um braço do Conecta Brasil, o Norte Conectado terá ao menos duas de um total de nove infovias de fibra óptica concluídas no ano eleitoral de 2022. As outras sete serão entregues até 2025.
“O investimento total para o Norte Conectado é de cerca de R $ 1,8 bilhão, dos quais R $ 248 milhões já foram repassados. O restante está condicionado à realização do leilão do 5G ”, informou o Ministério das Comunicações.
Com informações complementares do Estadão
WHATS 98 FM
Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.
Fale conosco: 99998-9898