antes-visualizacao-noticia

Prefeitura assina contrato para obras de infraestrutura em bairros de Natal

A Prefeitura de Natal fará novas obras de infraestrutura urbana pela cidade. Nesta terça-feira 5, o prefeito Álvaro Dias assinou com a Caixa Econômica Federal (CEF) o convênio referente às obras de drenagem e pavimentação de 18 ruas, sendo oito no bairro Planalto, 10 no Alto da Torre (na Zona Norte) e o capeamento asfáltico de outras cinco no bairro das Quintas. Serão investidos R$ 6,2 milhões oriundos de uma emenda parlamentar da deputada federal Carla Dickson, que participou do ato de assinatura.

“Serão obras que darão mais conforto e segurança aos inúmeros motoristas que circulam nesses locais. Ruas que antes eram de pavimentação ruim ou até inexistente, e que, agora, terão uma maior vida útil com a nova estrutura, gerando qualidade de vida para a população, valorizando os imóveis locais e fazendo com que a oferta dos serviços públicos seja ampliada”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias. A solenidade de assinatura do contrato aconteceu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão e contou ainda com as presenças do secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes, do deputado estadual Albert Dickson e da vereadora Margareth Régia.

Álvaro Dias lembrou que, além dessas obras, a Prefeitura está finalizando o projeto de drenagem e pavimentação de mais de 300 ruas em comunidades diversas da Zona Norte, bem como está executando o mesmo tipo de serviço em outra região do Planalto, contemplando outras 18 ruas e a construção de uma lagoa de captação, que terá a capacidade de armazenamento de mais de 11 mil litros. A obra agrega ainda a construção de galeria de águas pluviais para dar suporte ao sistema de drenagem do projeto.

“O bairro Planalto tem sido bem assistido pela nossa gestão. Estamos investindo bastante nessa região, que é a que mais cresce na capital potiguar e carece de uma estrutura melhor. Estamos trabalhando muito para melhorar essa situação. Ao final dos trabalhos, os transtornos com os alagamentos no período chuvoso e com a poeira na época da estiagem serão coisas do passado ”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, indicou as próximas etapas que acontecerão até o início das obras. “Hoje assinamos o convênio, depois iremos enviar as informações com planilha de custos, ruas, material e para análise do banco, receberemos a devolutiva de aprovação, e só ai iniciaremos o processo licitatório para definição da empresa. Vamos buscar acelerar esses trâmites para que os serviços possam começar ainda em 2021”, elencou o secretário.

Ele também comentou sobre o critério que será sendo seguido para definir quais ruas receberão melhorias. “Igualmente como fizemos na Zona Norte, com o saneamento integrado, o serviço agora andará da mesma forma: sempre privilegiando as ruas de maior circulação de carros, as que ligam as artérias dos bairros e as que recebem a contribuição do transporte público nas suas proximidades”, explicou Carlson Gomes.

A deputada federal Carla Dickson, autora da emenda que garantiu os recursos para a obra, se disse muito feliz com o início da concretização de uma justa reivindicação dos moradores da região atendida, como também enalteceu o trabalho executado pela atual gestão da Prefeitura de Natal. “Esse é um momento histórico para os moradores do Planalto, Quintas e Alto da Torre. Sonhamos esse sonho juntos e hoje ele está começando a ser realizado. Fico feliz de poder contribuir para mudar a realidade desses locais. Destaco ainda o empenho, trabalho e dedicação do prefeito Álvaro Dias, que tem sido um lutador incansável e não mede esforços para buscar o melhor para o Município”, definiu a parlamentar.

Obras de saneamento integrado na Zona Norte ultrapassam 90% de execução

A obra de saneamento integrado na Zona Norte de Natal ultrapassou 90% de execução. A informação é do secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes. Das 328 ruas contempladas no projeto, 290 já foram drenadas e pavimentadas, afora a construção das calçadas. Das cinco lagoas de captação previstas, quatro já foram executadas. “A previsão de conclusão de toda a obra é até maio de 2022, a depender dos repasses do governo federal”, ressaltou o secretário.

Estão sendo contempladas com os serviços as comunidades de Nordelândia, Boa Esperança, Cidade Praia, Parque Industrial, Bom Jesus e Câmara Cascudo. O investimento é da ordem de R$ 126 milhões, parceria entre a Prefeitura de Natal e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A conclusão do projeto de saneamento integrado da Zona Norte vai beneficiar mais de 250 mil pessoas que residem na região, cessando os alagamentos em períodos chuvosos e ampliando a infraestrutura das comunidades atendidas, possibilitando ainda a ampliação dos serviços públicos como saúde, educação e transporte, bem como a valorização dos imóveis locais.

No entendimento do prefeito Álvaro Dias, a obra é um dos projetos mais relevantes e significativos de sua gestão, e que irá gerar progresso e desenvolvimento na Região Norte. “Sempre que vou à Zona Norte escuto o testemunho dos moradores sobre como era a vida deles antes e depois das obras do saneamento integrado. Eles contam orgulhosos que agora moram em uma região digna, estruturada e que não enfrentam mais os transtornos provocados por alagamentos”, relatou o gestor.

Além da parte estrutural, com a construção de sistemas de drenagem e kits sanitários, obras de pavimentação asfáltica, instalação intradomiciliar à rede de coleta de esgoto, construção de lagoas de captação e regularização fundiária, o saneamento integrado também vai dispor para as comunidades equipamentos como duas quadras poliesportivas, duas escolas, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dois ecopontos.

Fonte: Agora RN

fim-visualizacao-noticia