antes-visualizacao-noticia

Maternidade de Mossoró aprova entrada de prefeito em sala de cirurgia durante operação: ‘Direito e dever de acompanhar’

Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), entrou em sala de cirurgia - Foto: Reprodução

Apesar de o Conselho Regional de Medicina (Cremern) já ter anunciado que vai abrir um procedimento para apurar o episódio, a Apamim, organização não governamental que administra a Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, afirmou nesta terça-feira (12) que não viu problemas na entrada do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) no centro cirúrgico da unidade durante uma operação ginecológica.

O caso ganhou repercussão na semana passada após o próprio prefeito divulgar a visita nas redes sociais. Allyson Bezerra foi criticado por explorar politicamente uma cirurgia íntima; por entrar no centro cirúrgico durante uma operação mesmo sem ser profissional de saúde, o que poderia colocar a paciente em risco; e por agir com conduta que poderia constranger a mulher.

Em nota, a Apamim afirmou que a entrada do prefeito na maternidade teve o único objetivo de fiscalizar a retomada das cirurgias eletivas promovidas pelo hospital em parceria com a prefeitura. CONFIRA abaixo o texto na íntegra.

A entidade negou irregularidades na entrada do prefeito. “A Apamim sempre pauta suas atividades em atos de gestão que zelam pela impossibilidade da exposição da identidade da paciente e manutenção da ordem do ambiente”, pontuou.

A entidade afirma que o vídeo não viola os princípios da boa conduta médica, “inexistindo a exposição indevida do paciente, bem como existindo o respeito ao direito e dever de uma autoridade pública em promover o acompanhamento e fiscalização de serviços públicos prestados, sem que houvesse a violação de direitos e preceitos legais vigentes”.

A nota encerra afirmando que a cirurgia da paciente ocorreu com sucesso e que ela obteve alta em seguida, não registrando reclamação ou queixa posteriormente.

Entenda o caso

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) informou na última segunda-feira (11) que vai abrir um procedimento para apurar como o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, e sua equipe foram parar dentro de um centro cirúrgico no meio de uma operação ginecológica na semana passada.

O caso aconteceu na última sexta-feira (8) e ganhou ampla repercussão nas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, o próprio prefeito registrou que estava dentro da maternidade Almeida Castro, em Mossoró, para acompanhar a retomada das cirurgias ginecológicas na cidade.

Mesmo sem ser profissional de saúde, Allyson Bezerra ficou ao lado da equipe médica durante uma parte da operação. Os médicos não demonstram no vídeo desconforto com a presença do prefeito, que usava touca e capote cirúrgico, mas estava sem luvas.

Nas imagens, o prefeito de Mossoró olha para a paciente, que estava com as partes íntimas expostas, e diz que ela estava aguardando havia quatro anos pelo procedimento. Ele está acompanhado de pelo menos um assessor, que filma a ação.

Nas redes sociais, o prefeito foi criticado por entrar no centro cirúrgico para anunciar uma ação de sua gestão e ainda filmar a visita. Isso porque, além de colocar a mulher em risco de contaminação, a paciente pode ter se sentido constrangida com a presença de pessoas alheias ao procedimento. Em operações ginecológicas, a indicação é que fiquem no centro cirúrgico apenas os profissionais envolvidos na intervenção.

O Cremern vai apurar a conduta dos médicos. O órgão vai investigar se a entrada do prefeito foi autorizada pela equipe médica responsável pela cirurgia ou se Allyson Bezerra entrou à revelia dos profissionais. Se a entrada foi autorizada, a investigação vai buscar entender as razões, já que o prefeito não estava envolvido no procedimento.

Prefeitura não se pronuncia

Procurada pelo PORTAL DA 98 FM, a Prefeitura de Mossoró não comentou a repercussão em torno da visita do prefeito ao centro cirúrgico.

Nota da Apamim

“A APAMIM vem a público promover esclarecimentos quanto aos fatos relacionados a aparição em vídeo do Excelentíssimo Senhor Prefeito de Mossoró, Allysson Bezerra, junto as dependências de Hospital gerido por esta associação, fato este ocorrido no dia 08/10/2021.

Oportunamente, a APAMIM esclarece que a presença da autoridade máxima do Município de Mossoró em suas dependências se deu em decorrência de atos de fiscalização da retomada de serviços de cirurgias eletivas promovidos em Hospital gerido pela APAMIM.

A presença do Senhor Prefeito fora motivada pela inspeção da gestão local SUS as instalações e serviços do Hospital, estando acompanhado da autoridade máxima da gestão municipal de saúde, a secretária da respectiva pasta.

A APAMIM sempre pauta suas atividades em atos de gestão que zelam pela impossibilidade da exposição da identidade da paciente e manutenção da ordem do ambiente.

Na ocasião do fato destacado, percebe-se que todos os fatores supracitados pela APAMIM foram respeitados, inexistindo a exposição indevida do paciente, bem como existindo o respeito ao direito e dever de uma autoridade pública em promover o acompanhamento e fiscalização de serviços públicos prestados, sem que houvesse a violação de direitos e preceitos legais vigentes.

No mais, informa-se que o paciente em questão fora devidamente assistido pelo estabelecimento hospitalar, tendo êxito no tratamento cirúrgico e recebido alta em sua sequencia, inexistindo qualquer formalização de reclamação ou queixa de dito paciente.

Estas são as considerações a serem postas.

Atenciosamente, Direção APAMIM”

Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (Apamim)
fim-visualizacao-noticia