A primeira missão da NASA que voará até oito asteroides antigos já está no ar. A NASA divulgou que a espaçonave foi lançada ao espaço às 6h43 da manhã, horário de Brasília.
A agência havia anunciado ontem que as condições meteorológicas na hora do lançamento seriam 90% favoráveis na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.
Lucy sai em uma missão de 12 anos para explorar os asteroides troianos de Júpiter, que nunca foram observados. O nome dos asteroides vêm da mitologia grega e eles orbitam o Sol em dois grupos – um a frente de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, e um segundo que fica atrás do planeta.
Até agora, nossos únicos vislumbres dos asteroides troianos foram ilustrações de artistas e animações. A Lucy trará as primeiras imagens de alta resolução deles.
Lucy é a primeira espaçonave criada para visitar e observar esses asteroides, que são remanescentes dos primeiros dias do nosso sistema solar. A missão ajudará pesquisadores a voltarem no tempo para entender como o Sistema Solar se formou há 4,5 bilhões de anos. Ela ainda ajudará cientistas a entender como os planetas acabaram em suas posições.
“No coração de Lucy está a ciência e como ela vai nos comunicar sobre os asteroides troianos”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missão Científica da NASA.
Com informações CNN Brasil.