As ações da Petrobras subiram quase 7% na tarde desta segunda-feira (25), contribuindo para alta do Ibovespa após a derrocada vista nos últimos dias. Segundo os analistas, um dos motivos para a alta nos preços dos papéis da companhia é o anúncio do reajuste no valor dos combustíveis devido à sinalização do repasse dos custos. A possibilidade de privatização da estatal,que entrou para o radar do governo federal, também influenciou nos ganhos das ações.
Por volta das 11h30, as ações da Petrobras subiam 4,70% aos R$ 29,23. A alta seguiu forte também durante a tarde. Às 16h30, os papéis subiam 6,88% chegando a R$ 29,05. O Ibovespa também acompanhou a curva de crescimento ao registrar uma alta de 2,87% aos 109.344 pontos após sofrer uma perda de 7% na última semana devido à tentativa do governo em “furar” o teto de gastos para financiar o programa Auxílio Brasil.
Segundo Rodrigo Friedrich, head de renda variável da Renova Invest, o aumento no preço das ações da companhia está relacionado com o anúncio do reajuste de 7% para o preço da gasolina e de 9% para o preço do diesel nas distribuidoras.
“Esse reajuste é positivo para a Petrobras. O papel sobe hoje pela importância do aumento do preço da gasolina e do diesel. A Petrobras está fortalecendo o índice para cima”, destaca Rodrigo Friedrich, head de renda variável da Renova Invest.
O aumento deve entrar em vigor já nesta terça-feira (26), de acordo com comunicado da Petrobras. Alexandre Brito, sócio e gestor da Finacap Investimentos, enxerga esse movimento da companhia como natural devido o crescimento do preço do petróleo no mercado internacional.
Fonte: Estadão