Morreu na tarde de domingo (24) o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Luiz Ricardo Goulart Filho, de 59 anos, por complicações relacionadas à Covid-19. Ele estava internado por causa da doença há 4 meses em uma unidade de saúde não informada. O docente liderava o desenvolvimento de um teste para detectar o coronavírus através da saliva, além de outras pesquisas.
Segundo a UFU, Luiz Ricardo trabalhava na instituição como professor titular no Instituto de Biotecnologia e também era docente adjunto do Departamento de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O velório ocorre nesta segunda-feira (25), das 9h às 15h, na Funerária Paz Universal. Ainda não há informações sobre o sepultamento.
Participação em pesquisas
Desde o começo da pandemia, Luiz Ricardo coordena pesquisas na UFU sobre a Covid-19. Em uma delas, é desenvolvido um teste para detectar o coronavírus através da saliva.
Ainda em abril de 2020, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, chegou a visitar a cidade e também a Universidade para conhecer o projeto.
Em julho de 2021, a tecnologia era testada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, de acordo com a UFU, os resultados mostraram que o método tem eficácia equivalente ao teste do RT-PCR.
Fonte: g1