O Tocando a Bola da quinta-feira (28) recebeu Souza, ídolo do América e que nesta sexta-feira (29) será eleito presidente do clube rubro.
Dentre os vários temas abordados, por várias vezes Souza disse que a prioridade número um é montar um time forte e competitivo e que tem pouco mais de um mês para fazer isso, além de reformar o CT para garantir qualidade de trabalho.
Falou sobre a negociação para a renovação com jogadores que se destacaram e afirmou que Erick Varão tem interesse de permanecer e que está negociando.
Souza respondeu também sobre a situação do zagueiro Iago emprestado ao Palmeiras e que foi negociado com o Atlético Mineiro. Disse que o clube tem percentual e que o jurídico está analisando a documentação que foi enviada, e cravo que “na minha gestão a gente vai saber onde todo jogador do América e que saiu”.
Com relação ao sócio-torcedor, o presidente que será eleito hoje garantiu na criação de planos populares, falou da importância de ter um representante da torcida na diretoria e pediu apoio.
União
” Estou indo lá para unir, faz muito tempo que tem esse problema lá. Não sei se vou conseguir mas estou indo lá para isso. Estou pedindo o apoio de todos. O América precisa de união, tem que ser direto sem discurso bonito. Estou indo porque a torcida me pediu. É melhor ter um desgaste com o torcedor do que ficar omisso. O torcedor tem que ter a compreensão que tudo o que eu fizer vai ser em favor do América. Não sou candidato a nada, estou deixando meus negócios um pouquinho de lado para entrar nisso porque pediram, estou arriscando um desgaste com a condição de ídolo, então o que eu fiz no passado, joguei não sei quanto tempo de graça, então o torcedor tem que “comprar a briga” e eu tenho recebido já a resposta na rua. O torcedor está entusiasmado e pode ter certeza que vai ser total transparência com prestação de contas todos os meses”
Tempo para montar elenco
” Muito trabalho para ficar a par de todas as situações. Priorizar, já que não tem tempo, são 30, 40 dias tem que manter uma base. Não é fácil montar um time sem muito recurso neste tempo curto então tem que manter uma base. Foi conversado com Renato ( Potiguar ) com Leandro ( Sena ) o próprio Moura e a gente optou em manter uma base o que já é meio caminho andado. Selecionamos alguns jogadores mas eu não gostaria de falar os nomes já que as negociações estão em andamento, mas a gente fez uma “espinha” com aqueles que se destacaram, tem outros clubes interessados e estamos correndo para manter os que nos interessam”.
Moura e Rafael Ramalho
” O Moura vai dar o suporte para Rafael Ramalho no futebol, o que estou definindo é um gerente lá para o CT. Hoje Gilmar (supervisor ) está acumulando funções. Tudo é um começo, o Ramalho participou do meio para o final da campanha, conhece o Renato, a base pode ser o Moura também. A gente está priorizando a reestruturação do gramado lá do CT e a formação do time, essas são as prioridades e depois a gente vai analisando”.
Parcerias
” Um empresário amigo que tem acesso ao São Paulo conversou comigo e disse que o São Paulo está de portas abertas para fazer essa parceria. O Sandro Hiroshi tem vários atletas, conhece bem aquele mercado paulista da A2, tem muitos jogadores e opções. Tenho falado com ele e sem dúvida se ele indicar eu confio de olhos fechados”
Reformas no CT e Arena América
” Hoje (28) fui no CT e precisa de muita, mas de muita coisa mesmo, muitos reparos e isso requer verbas. Você garantir uma tranquilidade ao atleta para depois chegar. Não é só pagar o salário, isso é obrigação mas é só uma parte e no momento o CT precisa de reformas urgentes para que jogadores e comissão técnica tenham um espaço adequado. Estive também na Arena do Dragão, ela precisa de alguns reparos mas está muito bonita, tem algumas coisas para fazer mas está muito legal. Tem que se jogar lá, ainda não sei como é que vai ser. O América tem que diminuir despesas de qualquer forma, se tem que pagar a mais para jogar na Arena das Dunas vamos investir na Arena do Dragão que é a casa do América. Muda completamente a psicologia, você está jogando em casa”
Souza também fez um alerta sobre cobranças, que ele entende como normais
” Isso faz parte fico tranquilo nesse sentido. Estou entrando para ajudar o clube que está em uma situação delicada, mas não sou salvador da pátria. Se me colocaram aqui tem que ajudar ou vai querer ficar mais quanto tempo nisso? Sou muito tranquilo, eu tentei, não me omiti e então vão me criticar? Tá bom, não serve, então tá aqui, votlo a tomar conta das minhas coisas e voltar a viver a minha simples. Que me conhece sabe o que estou fazendo
O nome do Deputado Estadual Hermano Morais que fez parte do grupo gestor de futebol desponta com o nome forte para a Presidência do Conselho Deliberativo e representa na minha visão, uma renovação, além de um alinhamento com a necessidade de abertura no clube e com o próprio Souza como presidente do clube.