antes-visualizacao-noticia

Ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara, diz Sesap

Ficou clara a fragilidade nesse momento em que os casos de Covid e ocupação de leitos aumentou no estado - Foto: Arquivo
Ficou clara a fragilidade nesse momento em que os casos de Covid e ocupação de leitos aumentou no estado - Foto: Arquivo

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) divulgou uma nota neste sábado (30) reforçando que o atual momento da pandemia da Covid-19 é de manutenção dos cuidados sanitários, incluindo os relacionados ao uso da máscara, principalmente em ambientes fechados, além da lavagem das mãos e uso frequente do álcool gel. 

Alguns estados já começaram a flexibilizar as medidas sanitárias de segurança, mas este não deve ser o caso do Rio Grande do Norte em um futuro tão próximo.

A nota divulgada pela Sesap reforçou ainda a necessidade de complementação do esquema vacinal da população, por meio da segunda dose, visto que o RN tem 201 mil pessoas com a dose em atraso.

Quem já pode pegar a dose de reforço, também conhecida como D3, deve se dirigir a postos de saúde ou drive-thrus para consegui-los.

Pacto pela Vida

O Pacto pela Vida é uma política pública de segurança, que foi assinada conjuntamente por órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN), Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), entre outros. O conjunto de estratégias regionais e locais, conjuntas, de fiscalização, monitoramento de notificações, educação e comunicação de risco, “busca um enfrentamento coletivo e rápido para um problema que deveremos aprender a conviver juntos, por muito tempo”, finalizou a nota.

Números do RN

Segundo o RN + Vacina, o Rio Grande do Norte tem atualmente 1.795.579 pessoas totalmente vacinadas e 2.510.914 apenas com a primeira dose. Além disso, mais de 157 mil potiguares já receberam a dose de reforço.
A plataforma também indica que, só hoje, foram vacinadas um total de 4.505 pessoas.

Fonte: Tribuna do Norte

fim-visualizacao-noticia