A Diretoria de Competições da CBF realiza na quinta-feira (04) reunião virtual para tratar da apresentação do calendário do futebol, brasileiro de 2022 e da janela de transferência nacional para a temporada.
Como 2022 será ano de Copa do Mundo, que vai acontecer entre os dias 21 de novembro e 18 dezembro no Catar, certamente vai obrigatoriamente determinar mudanças no calendário do futebol brasileiro.
Tradicionalmente, a Copa do Mundo ocorre de quatro em quatro anos e é disputada entre os tradicionais meses de junho e julho. No entanto, para minimizar forte calor do Oriente Médio nessa época do ano, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) achou prudente colocar o Mundial para ser disputado no final do ano.
Com o calendário apertado, tudo indica o fim do Brasileirão em 13 de novembro, um domingo, um dia antes da data limite imposta pela Fifa para que todas as competições no mundo parem e que os jogadores sejam liberados para as seleções que disputarão a Copa. Há até outras possibilidades, como o fim uma semana antes, no dia 6, ou no meio da semana, no dia 9. O começo tende a ser em meados de abril e pode coincidir com algumas finais de estaduais