antes-visualizacao-noticia

Dormir com o cachorro na cama pode aliviar dores crônicas, diz estudo

Estar ao lado do seu companheiro pode causar alívios musculares - Foto: Freepik
Estar ao lado do seu companheiro pode causar alívios musculares - Foto: Freepik

Além da dedicação, lealdade e companheirismo, os cachorros já mostraram que são importantes em diversos momentos da nossa vida. Um estudo da Universidade de Alberta, em Edmonton (Canadá), sugere que os peludos são úteis inclusive para aliviar algumas dores crônicas.

Decidir se o cachorro pode subir na cama e até dormir a noite toda nela depende de cada tutor e família. Enquanto alguns consideram o hábito anti-higiênico ou prejudicial à obediência dos peludos, a maioria gosta de ter o pet ao lado, na hora de dormir. O hábito, desde que seja natural, pode ser benéfico para aliviar tensões e diminuir dores.

O estudo canadense não é considerado conclusivo, nem foi revisado por outros acadêmicos que pesquisam a mesma área. O universo pesquisado contou com poucos voluntários, mas, se não tem conclusões definitivas, consegue explicar muitas coisas que os tutores já sabem empiricamente.

A pesquisa foi conduzida entre 2018 e 2019, pela pesquisadora Cary Brown, do Departamento de Medicina de Reabilitação da instituição universitária do Canadá. A pesquisadora queria entender como a presença dos cães na cama afeta as dores crônicas dos tutores.

A médica canadense observou que a maioria dos portadores de dores crônicas é orientada a retirar os cachorros da cama e até mesmo do quarto em que dormem. O motivo alegado é que a movimentação dos peludos seria um elemento a potencializar as dores.

Cary Brown, no entanto, descobriu que o conselho dos especialistas era contraproducente. Ter um cachorro na cama na hora de dormir é um fator extremamente positivo. Nas entrevistas com os pacientes que se voluntariaram para o estudo, a médica descobriu que:

  • os tutores gostam do contato físico com os cachorros;
  • a presença do cão na cama propicia o relaxamento – músculos descontraídos exercem menor pressão sobre as articulações;
  • alguns tutores sentem-se ansiosos por estarem sozinhos à noite. A presença ostensiva dos cachorros elimina esse fator de medo, estresse e contração irregular dos músculos.

Em outras palavras, resumidamente: os tutores se sentem seguros e confortáveis ao dormir com o cachorro ao lado, partilhando a mesma cama. A ansiedade é reduzida, obtendo-se como resultado um sono de melhor qualidade.

Dormir com o cachorro traz uma série de vantagens para muitos tutores:

  • proporciona sensação de segurança, relaxamento e conforto;
  • alivia o estresse e a ansiedade;
  • ajuda nas terapias de controle da depressão;
  • fortalece os vínculos com os peludos;
  • deixa a cama mais quente.

Fonte: Metrópoles

fim-visualizacao-noticia