A CBF apresentou em reunião virtual presidida pelo presidente da entidade Edinaldo Rodrigues e com a presença de Manoel Flores, diretor de competições, nesta quinta-feira (4), uma nova ideia de calendário para o futebol brasileiro em 2022. Em reunião com 27 federações e 40 clubes das Séries A e B, a entidade propôs o ano começando com os Estaduais a partir do dia 26 de janeiro.
A Série A ficaria para o dia 10 de abril, enquanto a Série B para o dia 9 do mesmo mês. Os términos ocorreriam, respectivamente, nos dias 13 e 5 de novembro. Por fim, a Copa do Brasil seria disputada entre 23 de fevereiro e 19 de outubro.
O único clube que pediu uma revisão do calendário foi o Flamengo, que propôs a antecipação em uma semana e meia do início dos Estaduais. O intuito seria diminuir os conflitos com as datas Fifa. A equipe carioca perdeu inúmeros atletas para as seleções nesta temporada.
Leia também
Calendário brasileiro de futebol de 2022 deverá ter mudanças
Estadual do RN começa em 9 de janeiro
Conforme a proposta da CBF, das oito datas Fifa de 2022 — em que a Copa do Mundo será disputada no final do ano, no Catar —, apenas em três não haverá conflito de datas entre jogos de competições nacionais e a Seleção.
A maioria das federações preferiram a proposta da CBF. Os clubes do Nordeste especialmente, já que o início em 26 de janeiro diminui os conflitos com a Copa do Nordeste, principal torneio regional do país.