Em sua primeira coletiva como técnico do Barcelona, Xavi confirmou ter recebido uma proposta da CBF para ser auxiliar técnico de Tite na Seleção Brasileira. No entanto, o então comandante do Al-Sadd recusou com o objetivo de ser chamado para dirigir a equipe culé.
– Sim, ele me fizeram uma proposta. Primeiro, eu seria auxiliar de TIte. Depois do Mundial, assumir a Seleção, mas minha ideia era voltar ao Barcelona.
O ídolo do clube assinou contrato até 2024 e tem em mente realizar um projeto de médio a largo prazo no comando do clube catalão. Com isso, Xavi descarta as chances de assumir o Brasil após a Copa do Mundo do Qatar e irá se dedicar a carreira no time de coração.
A CBF confirmou o contato naquele momento mas sem tratar de bases financeiras e com o conhecimento de Tite. Eu peno que foi um primeira passo importante da CBF, de conversar com um treinador estrangeiro sobre a seleção. é preciso mudar, inovar do ponto de vista de filosofia de trabalho. É só observar o quanto o futebol brasileiro está atrás do futebol europeu em nível de desenvolvimento tático, de filosofia de trabalho.
Um estrangeiro, preferencialmente um europeu poderia sim mudar a cara do futebol brasileiro, a começar pela seleção.