Nesta sexta-feira (12), após polêmicas no jogo entre Flamengo e Bahia, Leonardo Gaciba foi demitido da presidência da comissão de arbitragem da CBF.
Mas não foi apenas o Flamengo x Bahia que determinou a queda de Gaciba. O volume de erros da arbitragem em todas as divisões do Brasileiro mais cedo ou mais tarde teria que ter reflexos no comando da arbitragem. Erros bisonhos com ou sem VAR apontam que o nível não está bom e que precisa de uma qualificação urgente.
Alício Pena Júnior, vice-presidente da comissão, assumirá o cargo de forma interina até o fim da temporada. Gaciba, gaúcho de Pelotas e com 50 anos, estava no cargo desde 2019.
O jogo Flamengo x Bahia
No Maracanã, o Flamengo derrotou o Bahia por 3 a 0 na noite de quinta-feira (12), em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas apesar da excelente atuação dos Rubro-negros, quem chamou a atenção mais uma vez foi a arbitragem. Se nas últimas rodadas quem saiu na bronca foi Renato Gaúcho, dessa vez quem tem motivos para reclamar é Guto Ferreira.
O motivo é o pênalti marcado para os mandantes quando o placar estava empatado. O arbitro assinalou que o zagueiro Conti interceptou a bola com o braço e mesmo após revisar o lance no VAR a penalidade foi mantida, apesar de parecer que o jogador usou apenas o ombro. Gabigol abriu o placar e na etapa final Michael e Andreas Pereira fizeram os outros gols.
Confira comunicado oficial da CBF
A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.
O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitagem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.
A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.
Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional.