antes-visualizacao-noticia

Estadual 2022: Clubes aprovam mudança na fórmula de disputa e criação de Comissão Independente de Arbitragem

Potiguar de Mossoró teve proposta de mudança de fórmula de disputa aprovada pelos demais clubes

Foto: Erick Dias/FNF

Reunião do Conselho Técnico da Primeira Divisão aprovou uma mudança importante no Estadual. A partir de 2022 os quatro melhores classificados em cada turno farão semifinais em jogo único, com divisão de renda na proporção de 60% e 40%. Os dois clubes com maior pontuação terão a vantagem do mando de campo e de jogar pelo empate, com os vencedores indo para as finais.

Se de um lado abre o leque e coloca mais clubes na briga, por outro volta no tempo, quando o primeiro colocado com mais pontos pode ficar fora de uma disputa para o quarto colocado. A justiça na disputa da competição que vinha sendo mantida com a fórmula atual perde o sentido.

Comissão Independente

A sugestão da FNF é que os oito clubes integrantes da Primeira Divisão integrem a Comissão Independente de Arbitragem proposta pelo Santa Cruz de Natal,com pessoas que tenham conhecimento técnico sobre arbitragem, mas sem a presença da FNF.

Leia também

Potiguar adere ao movimento para criação de Comissão independente para avaliar arbitragem

Dirigente defende Comissão independente para avaliar arbitragem

Estadual 2022 começa em janeiro

Outro dia ouvi o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Ricardo Albuquerque, que mostrou-se contrário à criação desta Comissão, dizendo que ” isto não existe em lugar nenhum do mundo”.

Tenho a impressão que a criação desta Comissão ainda que em caráter “auxiliar” vai provocar um descontentamento muito grande na Comissão Estadual de Arbitragem da FNF.

fim-visualizacao-noticia