Você sabe o que fazer com seus dados caso seu celular seja roubado? Veja como se proteger

(Foto: Pixabay)

O Brasil vive um aumento nos roubos e furtos de celular. Somente no estado de São Paulo, entre janeiro e agosto de 2021, foram quase 160 mil aparelhos subtraídos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A polícia paulista registrou 86.962 roubos de smartphones com agressão ou uso de armas, e 72.763 mil furtos, que são os casos em que o proprietário não percebe a retirada do aparelho.

Junto a esses números houve o crescimento do , que completou um ano ainda em novembro de 2021. Com as transações bancárias mais dinâmicas e transações que não podem ser desfeitas, os criminosos procuram usar os próprios celulares como ferramentas para obter dinheiro do usuário, levando a sequestros relâmpagos, por exemplo.

O roubo de celular é um crime que ganhou novas táticas, segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. Para o especialista, o crime se tornou mais perigoso, porque agora está mais lucrativo.

O que fazer após perder o celular?

Mas o que fazer na prática em caso de roubo ou furto?

“O primeiro passo é contatar a operadora do celular para bloquear o chip e o e-mail conectado ao aparelho, para que ninguém possa ativar esse dispositivo. O segundo passo é contatar as instituições financeiras e bloquear temporariamente todas as transações (como de cartões e Pix) e o terceiro remover todos os dados do aparelho remotamente através do ICloud ou painel do Google. Por fim, é importante alterar todas as senhas e desconectar todos os dispositivos que estão autenticados nas redes sociais, como Facebook e WhatsApp”, explica Thiago Bordini, Head de Cyber Threat Intelligence da consultoria de segurança Axur, que também recomenda evitar deixar senhas salvas no aparelho.

Criminosos podem ainda tentar aplicar golpes usando suas informações pessoais e financeiras. Por isso, Bordini recomenda também monitorar toda e qualquer transação financeira, verificar se o fator de autenticação das instituições não foi alterado e/ou se foi inserido outro dado como fator de recuperação. “Além disso, sempre atualizar todas as senhas, independentemente de elas terem sido acessadas ou não e habilitar o segundo fator de autenticação para todos os logins”.

Confira um passo a passo para se manter seguro digitalmente.

Previna-se

  • Utilize senhas complexas, que misturem letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos
  • Evite deixar senhas salvas no aparelho, em bloco de notas ou e-mail
  • Evite o autocompletar de senhas
  • Se possível, utilize chaves de autenticação externas
  • Configure a autenticação em dois fatores; se possível, evite que a segunda camada seja via SMS
  • Não armazene imagens de cartões bancários

Foi roubado ou furtado?

  • Apague os dados do celular. Se for Android, acesse o endereço com/find, insira login e senha e clique em “apagar dispositivo”. Para iPhone, icloud.com, insira login e senha, localizar iphone e clique em “apagar dispositivo”;
  • Bloqueie o IMEI, que é o número de identificação do celular. Ligue para a sua operadora, informe o incidente e peça o bloqueio do IMEI para paralisar as funções do aparelho;
  • Ligue para o banco e comunique o incidente. Peça também a remoção dos cartões salvos no aparelho;
  • Troque as senhas de acesso ao ID do Google ou Apple;
  • Desconecte as contas de aplicativos instalados no celular;
  • Registre um boletim de ocorrência;

Fonte: CNN