Diego Mendes, advogado responsável pela área trabalhista do América, participou do Tocando a Bola 98FM e falou sobre as ações que o clube está pagando, cumprimento do Ato Trabalhista e também sobre novas ações e a dívida consolidada do clube no CEJUSC
” Na parte trabalhista do América, hoje nós temos em torno de 25 ações trabalhistas, não sei precisa agora ao certo, mas é em torno de 25 ações. Comecei no América em 2017 com a missão de ficar mais com a parte trabalhista e a gente pegou os processos até então existentes, tinha processos de muitos anos atrás, valores bem altos e naquele momento o clube mostrou intenção de realmente mudar para não criar um passivo maior no futuro e assim foi feito”
Ato Trabalhista
” Em 2017 procurei o TRT mostrei a situação do clube e a gente chegou ao Ato Trabalhista que é uma prática muito comum. O clube firma um documento com o TRT e centraliza todas as reclamações trabalhistas em um só processo, a gente passa depositar um valor mensal que é usado para o pagamento de todas as ações. O América fez isso em 2017, tinha um ano de duração e com um plano de quitação. 2018 foi da mesma forma, 2019 e 2020, esse Ato vem sendo renovado anualmente. Quando a gente começou tinha processos de 10 anos, hoje só tem processos de 2019 justamente pela postura do clube de quitar tudo”
Ações de 2020/2021
” Na verdade a gente vem quitando os processos mais antigos ou de maior valor, a ideia do Ato Trabalhista é essa. De fato recentemente chegaram novas ações, mas a gente sempre busca acordos quitando as mais antigas. Em 2017 e 2019, que foi a primeira gestão de Eduardo Rocha a gente quitou mais de 1 milhão e meio de reais só em débitos trabalhistas, na gestão de Leonardo Bezerra a gente continuou quitando débitos trabalhistas e na gestão Ricardo Valério, a mesma coisa. Essas ações que chegaram nem todas foram transitadas em julgado com valores consolidados, por enquanto não temos novas dívidas, temos valores que estão sendo discutidos”
Dívida consolidada
” Teve uma época que a gente disponibilizou valores dos alugueis, o que não acontece mais. Hoje a gente os valores da Timemania que são integralmente consolidados no Ato Trabalhista e como vocês sabem os valores da Timemania são variáveis. Hoje a dívida consolidada gira em torno de 500 e poucos mil reais, mas como tem muitos processos em fase consolidada, hoje é por volta de 500 mil reais”
Diego Mendes disse ainda que o presidente eleito Souza, demonstrou intenção de estender nosso Ato que hoje é restrito ao Tribunal do Trabalho para a Justiça Comum centralizando assim outras dívidas do clube