Através do WhatsApp o candidato único à Presidência do Conselho Deliberativo do América, José Nunes, respondeu três perguntas sobre como pretende conduzir o CD em assuntos que mobilizam atenção, como modernização e abertura para o sócio ter direito a voto.
1) O grande anseio do torcedor é ao se associar ter direito ao voto, participar da vida politica do clube. Qual a sua posição sobre o sócio ter direito a voto no América?
” Sou um torcedor como todos os que estão vivendo este momento do América, na esperança de tempos melhores e sempre com vontade de, dentro do possível, colaborar. O anseio citado sempre fez parte da minha vida de torcedor, e é um dos motivos de ter sido sócio torcedor de depois conselheiro e de ter buscado sempre colaborar de alguma forma com o clube. Quanto ao direito a voto, também um anseio há tanto revelado pelo sócio torcedor como fator que considera importante para a participação na vida política do clube, vejo como legítimo e deve ser considerado, sim. É preciso que seja iniciado um trabalho junto aos conselhos para que se definam as condições estatutárias e regulamentares necessárias para que se viabilize essa condição”.
Souza chegou à presidencia do clube praticamente carregado pelo apelo e apoio dos torcedores, inclusive de todas as organizadas. Existe um clamor dos torcedores nas redes sociais, inclusive com apoio de vários ex-presidentes cobrando modernização do estatuto e uma maior abertura do América. Como é que o senhor vê esse quadro?
” Vejo com naturalidade. Entendo haver uma necessidade imediata de se rever o estatuto que na forma que se encontra não está atendendo bem ao seu objetivo. A melhoria contínua é fundamental em qualquer instituição e o América que possui elevada significância popular, não deve parar no tempo. Dessa forma a modernização é uma necessidade permanente para poder acompanhar as mudanças que acontecem com rapidez em todas as esferas da sociedade”
E para finalizar o que o torcedor pode esperar da sua gestão no CD do América?
” Na verdade, estou falando como um candidato que teve hoje a homologação da chapa que irá a votação no dia 13/12/2021. Sendo eleito, o torcedor pode esperar muita vontade de acertar, empenho e zelo no cumprimento das atribuições do CD. Trabalhar junto com os conselheiros todas as causas postas, buscando definir prioridades e dando a celeridade necessária e buscar permanente sintonia com o Conselho Diretor para somarmos esforços no que couber, pois estamos na busca dos mesmos objetivos onde o centro é o América Futebol Clube. Entendo ser imprescindível a harmonia com todo o quadro social, assim como com as organizações externas, especialmente as instituições com ligações mais diretas ao futebol e ao esporte, como por exemplo as agremiações federadas, as federações esportivas e a imprensa, dentre outras.
Como assíduo espectador e leitor de seu trabalho há anos, agradeço a sua atenção e colaboração, desejando-lhe que o seu sucesso já consagrado seja cada vez maior”.