antes-visualizacao-noticia

CPI: Senador pedirá quebra de sigilo telefônico de Fábio Wajngarten

 Ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten. Foto: TV Senado

R7

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pedirá a quebra de sigilo telefônico e telemático do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten. O requerimento, ainda em elaboração pela equipe do senador, será protocolado ainda nesta quarta-feira (12).

Wajngarten depõe na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19 no Senado Federal. Em seu depoimento, o ex-secretário apresentou a carta enviada em 12 de setembro de 2020 pela farmacêutica Pfizer ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), disse que campanha veiculada pela secretaria que comanda foi ao ar sem a sua autorização.

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), pediu a prisão de Wajngarten por tentativa de embaraço às investigações. O senador acusa o ex-secretário de mentir à CPI da pandemia, onde o depoimento é dado sob a obrigação de dizer a verdade. Nesta quarta-feira (12), Wajngarten evitou responder aos questionamentos dos senadores.

Nas declarações do ex-funcionário do Planalto, ele apresentou contradições com o que disse em entrevista à revista Veja no final de abril. A revista divulgou na tarde desta quarta o áudio da entrevista em que o ex-secretário fala em incompetência ao comentar as dificuldades do Ministério da Saúde em fazer avançar o processo de compra das vacinas da Pfizer.

“Vossa excelência mais uma vez mente. Mentiu diante dos áudios publicados, mentiu em relação à entrevista que concedeu. Mas esse é o primeiro caso de alguém que, em desprestígio da verdade, mente. O presidente pode até decidir diferentemente. Mas eu vou, diante do flagrante evidente, pedir a prisão de vossa senhora”, disse Renan.

 

fim-visualizacao-noticia