O ex-presidente Lula chega nesta segunda-feira (23) a Natal. A agenda oficial não foi divulgada, mas a Agência Saiba Mais apurou junto a fontes do Partido dos Trabalhadores que essa é a estratégia para evitar aglomerações por onde ele passar. É a primeira visita de Lula ao RN após os 580 dias de prisão em Curitiba.
Os encontros que Lula fará no RN seguem o mesmo enredo que vem ocorrendo em outros estados por onde já passou: encontro com políticos da base aliada, empresários, representantes da cultura e de movimentos sociais. Ele deve chegar ao RN nesta segunda-feira e segue para um jantar na casa do senador Jean Paul Prates (PT). Devem participar a governadora Fátima Bezerra(PT), o vice-governador Antenor Roberto (PC do B) e a senadora Zenaide Maia (PROS).
Na terça-feira (24), o ex-presidente será recebido pela governadora Fátima Bezerra no Centro Administrativo e, às 11h, deve conceder uma entrevista coletiva em local ainda não confirmado. O almoço será com empresários. À tarde, Lula segue para encontro com integrantes de movimentos sociais e artistas.
A costura política tem dado o tom da passagem de Lula pelo Nordeste, mesmo ele dizendo nas entrevistas que não está realizando alianças para 2022. O ex-presidente tem falado que a visita não é como candidato e que está querendo ouvir políticos e lideranças do Nordeste sobre o atual momento do Brasil.
O RN é o quinto estado da viagem que Lula iniciou pela região no dia 15 de agosto. Ele já esteve em Pernambuco, Piauí, Maranhão e, hoje (22), está no Ceará. Em todas as visitas, teve agenda política com representantes de partidos, especialmente PSB, PDT e MDB.
No RN não será diferente. A agenda política prevê encontro com os líderes do PSB/RN (deputado federal Rafael Motta), e do MDB (ex-senador Garibaldi Alves Filho e o deputado Walter Alves).
Lula chega ao Nordeste – única região do País onde Bolsonaro não foi vitorioso em 2018 – com apoio dos governadores bem avaliados. Pesquisas apontam que a maioria dos governadores de estados nordestinos têm boa avaliação e está bem posicionada para 2022, seja para concorrer à reeleição, seja para tentar emplacar seus sucessores.
No RN, por exemplo, Fátima Bezerra aparece como favorita em todas as pesquisas e até a oposição tem dificuldade em encontrar um nome que aceite concorrer com a natural candidata do PT.
O capital político de Lula também só cresce no Estado. Os números da pesquisa mais recente divulgada semana passada pelo Instituto Seta e divulgada pela Band Natal mostram que o líder do PT tem 48,5% das intenções de voto entre os potiguares.
Com informações Saiba Mais.