antes-visualizacao-noticia

Policiamento no Forte é reforçado antes de reabertura para o público

A Policia Militar reforçou a segurança nas proximidades da Fortaleza dos Reis Magos. Após diversos assaltos acontecerem em torno do local, equipes da Polícia estão presentes para inibir a ação de criminosos nas proximidades do Forte. O planejamento do comando da PM é que as equipes de apoio fiquem das 7h30 da manhã até as 18 horas, todos os dias.

O Forte dos Reis Magos terá sua obra entregue nesta sexta-feira (01). Contudo, a reabertura para o público deve acontecer em cerca de 60 dias. A Fundação José Augusto informou que o período é necessário para promover algumas adequações em locais como o estacionamento, os quiosques, entre outras medidas.

O major Bandeira, da Companhia de Polícia de Turismo, explica que desde quinta-feira (29), as equipes estão posicionadas no estacionamento do Forte dos Reis Magos. Elas farão rondas na passarela que dá acesso ao local. O planejamento é que essa decisão possa trazer segurança aos visitantes e comerciantes que sofrem com os constantes assaltos.

Com a diminuição da circulação das pessoas, o local se tornou alvo fácil para a ação de assaltantes. O major Bandeira diz que muitas ações acontecem pelo rio Potengi. “Alguns bandidos fingem ser pescadores e abordam suas vitimas, especialmente na passarela de acesso à Fortaleza”, relata. Ele complementa que além da Policia Militar, seria importante que a Guarda Municipal pudesse fazer o revesamento na segurança do local.

Além disso, o major fala que a falta de estrutura do local também facilita a ação desses criminosos, já que a vegetação é fechada. Ele diz ainda que estão reivindicando um quiosque que possa se tornar um ponto fixo do policiamento com estrutura de banheiros para que os policiais possam utilizar.

Há 29 anos trabalhando no local, uma comerciante, que não quis se identificar por medo de represálias, fala que a falta de segurança no local vem há pelo menos oito anos. Ela diz que a falta de apoio policial, de manutenção na estrutura dos quiosques e banheiros fez com que cada vez menos turistas visitassem o local.

A comerciante fala que não vê a divulgação do ponto turístico, mas quando acontece qualquer assalto ou vandalismo no local, é facilmente divulgado e isso também afasta os visitantes. “Aqui diversos quiosques foram sendo fechados, por falta de visitantes e de manutenção. Os turistas foram desaparecendo com o tempo, por medo de vir até o local, porque ficavam sabendo da falta de segurança no Forte dos Reis Magos”, fala.

Ela conta ainda que prestou socorro a pessoas que tinham sido assaltadas na passarela de acesso, emprestando telefone para ligar para a polícia.

Complementa que fazem cerca de 60 dias que ela voltou a abrir seu quiosque e já houve três assaltos no local. Agora, ela espera que, com a presença da Policia Militar, essas ações sejam inibidas, porque o local tem muito potencial turístico, não só pelo Forte, mas também pela vista e por-do-sol.

Gildo Siqueira, de 55 anos, é artesão e trabalha no local há mais de 15 anos. O comerciante já vendeu coco, trabalhou na bilheteria do Forte e até foi segurança noturno do local. Ele conta que à noite muitos criminosos vão até lá realizar roubos e relata que a presença da polícia vai ajudar a combater essas ações, mas acredita que após as reformas estruturais o local precisará de segurança 24 horas.

Fonte: Tribuna do Norte


WHATS 98 FM

Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.

Fale conosco: 99998-9898

fim-visualizacao-noticia