O documento enviado pela Confederação Brasileira de Futebol aos presidentes das federações do Nordeste sobre a Copa do Nordeste de 2025, na última sexta-feira, apresentou um ponto que prevê reformulação no formato da competição para 2026. A principal alteração exposta pela CBF é quanto aos requisitos para a participação no torneio regional, evidenciando que os campeonatos estaduais de 2025 não deverão valer vagas para o Nordestão de 2026.
A publicação destaca que “a habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF, não podendo a Federação Estadual provisionar, reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus Regulamentos de Campeonatos Estaduais de 2025” (veja abaixo).
No formato atual, por exemplo, os nove campeões estaduais – de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Sergipe – têm vaga assegurada na fase de grupos da Copa do Nordeste.
Sete estaduais – das sete melhores federações no ranking nacional – também apontam um representante (“melhor colocado”) para a pré-Copa do Nordeste.
A CBF não especifica no documento quais critérios serão adotados para a formatação do torneio regional em 2026.