Treze/PB leva vantagem sobre América no confronto direto

Foto: Gabriel Leite

No próximo domingo (16), às 18h, o América terá a primeira de seis partidas decisivas, para se manter no G4 e seguir sonhando com o acesso para a série C. A partida contra o Treze/PB será na Arena das Dunas, com o torcedor tendo a possibilidade de ser o décimo segundo jogador, empurrando o time para a vitória. As duas equipes vivem momentos opostos na tabela. Enquanto o América saiu do G4 do grupo A3, o time paraibano é líder isolado, com 22 pontos obtidos, 10 de vantagem para o alvirrubro.

Esse será o 46° confronto, entre as duas equipes, e o retrospecto é favorável ao time paraibano. O galo contabiliza 20 vitórias, contra apenas 12 do dragão. Em 16 partidas, o embate não teve vencedor. O equilíbrio predominou nos dois últimos jogos: na Copa do Nordeste deste ano, o resultado foi 2 a 2, na Arena das Dunas. Recentemente, no dia 1° de julho, pela Série D, o placar foi 1 a 1, no estádio Amigão.

A rivalidade entre América e Treze começou em 12 de janeiro de 1946, quando os clubes se enfrentaram pela primeira ve, em um amistoso no Estádio JL, em Natal. Naquela ocasião, o Mecão saiu vitorioso com um placar de 4 a 1, com gols de Souza, Badof, Viana e Morais, enquanto Osman marcou para o Galo.

Para o confronto deste domingo, só a vitória interessa para o América. Fora do G4, o time chega pressionado, precisando garantir os três pontos. Das seis partidas que restam para finalizar a fase de grupos, o dragão terá quatro como mandante. Para evitar o vexame histórico de ser eliminado ainda na fase de grupos da série D, o Mecão precisará aproveitar o fator casa.