Por redação
Em meio a crise econômica instalada pelo novo coronavírus, que tem causado grande impacto para a economia nacional e principalmente para aqueles em situação vulnerável, o município de Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, instituiu um Auxílio Emergencial no valor de R$ 200 reais. A medida foi tomada nesta quinta-feira (25) e o valor do auxílio deverá ser pago durante três meses, para as famílias que enfrentam mais dificuldades.
O projeto foi apresentado na Câmara Municipal e aprovado à unanimidade dos vereadores em sessão extraordinária. O município é o primeiro do Rio Grande do Norte a adotar o auxílio emergencial. “O nosso Auxílio Emergencial Municipal objetiva assegurar às famílias mais pobres o direito à segurança alimentar e nutricional, o acesso a uma renda mínima para suprir as suas necessidades básicas”, justificou o prefeito Nixon Baracho (DEM).
Pelo menos 500 famílias deverão ser beneficiadas, com um desembolso estimulado em média R$ 100 mil reais por mês, de acordo com informações preliminares da Secretaria Municipal de Assistência Social. Será concedido um auxílio emergencial por família, e cabe a ela optar pelo auxílio municipal ou do Governo Federal.
O pagamento do benefício será efetivado por meio da entrega de cheque nominal. No caso de grupo familiar, composto por portadores de necessidades especiais, independentemente de idade, o valor do benefício será acrescido em 50%, exceto ao indivíduo que receba o benefício de prestação continuada.
A lei assegura a Prefeitura de Alto do Rodrigues o direito de disponibilizar a relação dos beneficiários do Auxílio Emergencial no Portal da Transparência do Município.