antes-visualizacao-noticia

Após ser desmentido pelo TCU, Bolsonaro se retrata sobre mortes por Covid-19

(Foto: Agência Brasil)

Em interação com apoiadores nesta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu ter se equivocado ao divulgar que o número mortes por Covid-19 em 2020 seria 50% menor do que o registrado. Porém, adiantou que o governo federal deve fazer investigação própria sobre a suposta supernotificação de óbitos.

Na segunda-feira (7), o presidente afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) teria um relatório questionando o número de mortes pelo coronavírus em 2020. Segundo o chefe do Executivo federal, o documento apontava que os óbitos foram cerca de metade do registrado.

No mesmo dia, a Corte rebateu a informação: “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”.

Nesta terça-feira, o presidente admitiu equívoco, mas falou que um acórdão do TCU vislumbrava a possibilidade de uma prática não desejável de supertificação de mortes por Covid.

*Por Metrópoles

fim-visualizacao-noticia